Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.

Autores

  • Elisangela Martins Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870

Palavras-chave:

pluralidade cultural, análise de discurso e, educação

Resumo

Este artigo pretende, através de um história explanar, discutir as dificuldades de se trabalhar a questão da pluralidade étnica e cultural em sala de aula. Para tanto, faz uma análise do discurso presente as referências feitas por alunos e professores ao elemento indígena em uma escola privada de Boa Vista, Roraima. A partir de duas experiências distintas inseridas nesse contexto, a autora questiona quais seriam as origens das construções discursivas observadas, valendo-se para isso da literatura, da historiografia e da análise de imagens contidas em livros didáticos. Por fim, com a intenção de propor hipóteses que possam nortear a prática pedagógica para a diversidade étnica e cultural, levanta questões acerca das políticas públicas que já existem no Brasil, concluindo pela necessidade da formação continuada dos profissionais de educação, do aprofundamento de políticas afirmativas de inclusão, do uso da ética e da fraternidade como elementos necessários na luta contra o preconceito e discriminação étnica e cultural.

Biografia do Autor

Elisangela Martins, Universidade Federal de Roraima.

Graduação em licenciatura plena em história pela Universidade Federal de Roraima, UFRR (2003). Especialização em especialização em alfabetização pela Universidade Federal de Roraima, UFRR (2007). Mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM (2010).

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como Citar

MARTINS, E. Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 10, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações