O mundo da hinterlândia e os avanços da fronteira no espaço tocantinense

Autores

  • Débora Assumpção e Lima Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i26.2790

Palavras-chave:

Fronteira, hinterlândia, Tocantins, modernização do espaço.

Resumo

As categorias do imaginário responsáveis em munir o ideário nacional da ideia de ser da hinterlândia, atendo-se aqui a formação do estado do Tocantins, apresentavam a região como selvagem, exótica e distante. A hinterlândia, o sertão, não é um lugar, mas uma condição atribuída a variados lugares; um símbolo imposto, uma realidade simbólica. O sertão não pode ser mensurável, já que a fronteira é movimento e seu avanço em prol do desenvolvimento, da valoração do espaço dentro do capital. O uso da terra, forma básica com a qual os homens se territorializam, desenvolvem atividades econômicas, implantam estruturas e sistemas de fixação acabam por tender a uma homogeneidade, e sob estes aspectos o Tocantins consolida-se como um sertão misturado, em que suas diversas temporalidades, criadas pelos diversos atores e suas complexidades históricas, velocidades, conflitos e intencionalidades formam um território integrado ao sistema do capital, mesmo que localizado na margem.

Biografia do Autor

Débora Assumpção e Lima, Universidade Estadual de Campinas.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Mestra e graduada (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela UNICAMP. Professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG

Downloads

Publicado

06/07/2015

Como Citar

LIMA, D. A. e. O mundo da hinterlândia e os avanços da fronteira no espaço tocantinense. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 26, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i26.2790. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2790. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações