Antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus/AM

Autores

  • Willas Dias da Costa Universidade Federal do Amazonas.
  • Thereza Cristina Cardoso Menezes Universidade Federal do Amazonas. Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia/NEPTA.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i26.2788

Palavras-chave:

Patrões, Conflitos, Sul do Amazonas, Povos Indígenas, Agricultores.

Resumo

Este trabalho é um breve recorte da tese de doutorado em andamento no programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas. Apresentamos algumas conclusões preliminares do trabalho de campo na região do médio Purus onde estamos realizando uma análise comparativa entre um passado recente e o momento atual observando as antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus, no sul do Estado do Amazonas onde ainda predominam relações de dominação caracterizadas pelo “patronado”. Nesse contexto de Terras Indígenas e Unidades de Conservação identificamos um intenso conflito socioambiental envolvendo as figuras dos patrões, das associações de agricultores e dos povos indígenas com os agentes do estado. A pesquisa visa compreender algumas das facetas e os impactos sociais do longo e intenso processo de transformações nas relações de poder na região.

Biografia do Autor

Willas Dias da Costa, Universidade Federal do Amazonas.

Graduado e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestre em Educação e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas.

Thereza Cristina Cardoso Menezes, Universidade Federal do Amazonas. Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia/NEPTA.

Graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Mestrado e Doutorado em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ); Pós-Doutorado no Programa de Formação de Quadros Profissionais do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento/ PRODOC-CAPES) e no PPGAS- Museu Nacional/UFRJ.

Downloads

Publicado

06/07/2015

Como Citar

COSTA, W. D. da; MENEZES, T. C. C. Antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus/AM. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 26, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i26.2788. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2788. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações