Análise da ação dos sindicatos dos trabalhadores da mineradora Vale S.A. na região sudeste brasileira

Autores

  • Laura Nazaré de Carvalho UNICAMP/SP

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i23.1623

Palavras-chave:

Sindicatos, Mineração, Vale, Movimentos sociais.

Resumo

Após a desestatização, a Companhia Vale do Rio Doce passou a apresentar um aumento significativo de sua lucratividade, tornando-se uma das empresas de mineração mais importantes do mundo. Em contrapartida, também se acirraram os conflitos trabalhistas dentro dela. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar algumas características da ação sindical frente à empresa Vale S.A. Através da pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas informais e questionários, realizamos um estudo de três sindicatos da atividade de mineração da região sudeste do Brasil: Sindimina (RJ), Metabase Inconfidentes (MG) e Metabase Itabira (MG). Para esta análise selecionamos duas dimensões da ação sindical: a direta e a ação sindical vinculada à sociedade. Pudemos aferir que desde a privatização os sindicatos vêm perdendo sua força de negociação, e buscando se fortalecer frente a uma “nova” empresa, redesenham suas estratégias de luta, procurando atuar também junto a movimentos sociais e em redes sindicais no Brasil e no exterior.

Biografia do Autor

Laura Nazaré de Carvalho, UNICAMP/SP

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado interdisciplinar em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é estudante de Doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e Professora Docente I em Sociologia pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Contatos - email: lauran.carvalho@gmail.com. Celular: (55-21) 7294-8675.

Downloads

Publicado

09/06/2014

Como Citar

DE CARVALHO, L. N. Análise da ação dos sindicatos dos trabalhadores da mineradora Vale S.A. na região sudeste brasileira. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 23, 2014. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i23.1623. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1623. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações