SOCIEDADE, AMBIENTE E FRONTEIRA NA AMAZÔNIA: ALGUNS TÓPICOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i22.1607Resumo
O presente trabalho é resultado de temas tratados em discussões temáticas durante o 1º Seminário Internacional sobre Socie¬dade e Fronteiras promovido pelo PPG¬SOF/UFRR, em dezembro de 2012 em Boa Vista. Nele tratamos de estabelecer algumas relações entre as categorias socie¬dade, ambiente e fronteira na Amazônia, principalmente sob a ótica da evolução político-administrativa, desde a colonial até os tempos mais recentes. A fronteira amazônica é caracterizada aqui como algo mais do que uma histórica fornecedora de recursos naturais e também como mais que um espaço delimitado pelo Estado Nacional. Seus habitantes tradicionais são entendidos como construtores do seu espaço, além de serem também incorpo¬rados em projetos do Estado Nacional no atendimento de demandas existentes alhures, seja no início da conquista seja em tempos mais presentes. Em resumo, como a economia e a política se sobrepuseram a povos e ao ambiente e moldaram a vida no espaço conhecido hoje como Amazônia Brasileira. Palavras-chave Fronteira Amazônica; Geopolítica; História do Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.