CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

  • Anamaria Santana da Silva
  • Tammi Flávie Peres Borges de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1592

Resumo

O presente texto apresenta e discute os dados de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de conhecer o cotidiano de crianças bolivianas que estudam no Centro de Educação Infantil brasileiro, na cidade de Corumbá- MS. Nessa região de fronteira muitos bolivianos trabalham no Brasil e residem na Bolívia, vindo todos os dias para trabalhar e alguns permanecem residindo no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de observações e procurou investigar como ocorre o processo de interação entre as crianças bolivianas e seus pares, bem como com professores brasileiros, isto é, como este grupo constituído por diferentes nacionalidades se relaciona. As questões levantadas para nortear o trabalho referem-se a: Como as crianças bolivianas estabelecem as relações com professores e crianças brasileiras? Como resolvem a questão da comunicação oral tendo em vista que a língua falada não é a mesma? Como são as brincadeiras entre estas e os seus pares? Quais são as difi culdades de adaptação? Como os adultos tratam essas crianças? Palavras-chave Educação Infantil; Interação; Fronteira.

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Publicado

09/08/2013

Como Citar

DA SILVA, A. S.; PERES BORGES DE SOUZA, T. F. CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 21, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1592. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1592. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações