OS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES

Autores/as

Palabras clave:

Processo didático, Estratégia de ensino, Tecnologia e ensino

Resumen

O processo didático é marcado pela procura de estratégias para impulsionar o aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, uma das possibilidades no ensino de Geografia é a utilização da Realidade Virtual (RV), trazendo à sala de aula diferentes aspectos dessa disciplina do conhecimento. Desta maneira, esta pesquisa procurou caracterizar a percepção de estudantes sobre uma ferramenta de RV para o ensino da paisagem na componente curricular de Geografia, levando em consideração o posicionamento prático do instrumento utilizado. Para isto, foram gravadas com câmera em 360 graus localidades em Caxias do Sul, Gramado e Bento Gonçalves, todas no estado do Rio Grande do Sul. Organizou-se uma sequência didática aplicada no último ano do ensino médio no [omitido para avaliação], com a utilização de um óculos de RV e um celular acoplado para a visualização dos vídeos, apresentando-os através do youtube.com. Empregou-se um questionário apoiado na escala Likert para a aferição das percepções e perguntas abertas para a categorização qualitativa. Chega-se à conclusão de que a proposta empregada demonstra desafios relacionados aos instrumentos técnicos, associados à percepção de que o conhecimento sobre as paisagens é aprimorado com o uso da RV e que a ferramenta motiva e engaja os estudantes. Conjuntamente, o manuseio e entendimento do equipamento de RV foram evidenciados como facilitadores sobre a tecnologia a ser utilizada no mundo do trabalho.

Biografía del autor/a

João Vitor Gobis Verges, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atua como docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com desenvolvimento de pesquisas, extensões e ensino nos níveis técnicos, superiores e pós-graduações. Atualmente é Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do IFRS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional e Humanidades (IFRS/Caxias do Sul), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT/VGD), do NEDUrb: Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC. É revisor de 12 periódicos científicos e parte dos corpos editoriais da Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) e do Setor de Publicações do IFRS. Possui experiência em Geografia e Educação, trabalhando com os seguintes temas: Ensino de Geografia, Educação Profissional e Tecnológica, Epistemologia Ambiental e Política Climática Brasileira.

Alfredo Costa, IFRS - Caxias do Sul

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É Bacharel em Geografia (UFMG), Licenciado em Geografia (UNIFRAN), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG), Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG), e Doutor em Geografia (UFMG). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em geografia regional e aplicada, na interface entre população, economia e meio-ambiente; e em educação profissional e tecnológica, com ênfase em projetos para a promoção da cidadania global para turmas de ensino técnico integrado ao ensino médio.

Diego Corrêa Maia, UNESP - Rio Claro

Diego Corrêa Maia é geógrafo formado pela Unesp de Rio Claro (SP) e Livre-docente em Ensino de Geografia. Titulou-se Mestre e Doutor em Geografia pela Programa de Pós-graduação da Unesp de Rio Claro (SP), pesquisando temas ligados à Climatologia Geográfica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP Campus Rio Claro (SP), Editor responsável da revista Estudos Geográficos e tem dedicado suas pesquisas à Geografia Escolar. Desde 2019 é Professor Associado III da Unesp ? Campus Rio Claro (SP) e lidera o grupo de pesquisa do CNPq chamado ?Núcleo de Ensino de Geografia e Didática (NEGED)?.Email para contato:d.maia@unesp.br

Nivea Massaretto Verges, UNESP - Rio Claro

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Licenciada e bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro e Bolsista Capes. Foi membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA (UNESP - Presidente Prudente) e do Grupo de Pesquisa: Interações na Superfície, Água e Atmosfera - GAIA (UNESP-Presidente Prudente). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT - Campus Várzea Grande), do Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED (UNESP-Rio Claro) e do Conselho Editorial do Periódico Geografia (UNESP-Rio Claro). Atuou como Professora na Rede Municipal de Itatiba/SP e Rede Estadual de São Paulo, no Colégio Objetivo de Jarinu/SP, na Rede SESI - SP, na Rede Estadual de Mato Grosso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT/Campus Cuiabá, no Colégio Maxi - Cuiabá e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul/Campus Charqueadas. Tem experiência na área de Geografia, trabalhando com Ensino de Geografia.

Citas

AMORIM, Antonio Carlos O. et al. Realidade Virtual: Estereoscopia na Educação. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 1, p. 94-94, 2010.

BOS, Daniel; MILLER, Servel; BULL, Eloise. Using virtual reality (VR) for teaching and learning in geography: fieldwork, analytical skills, and employability. Journal of Geography in Higher Education, v. 46, n. 3, p. 479-488, 2022.

BRUZAMOLIN, Carolina Dea et al. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Revista da ABENO, v. 20, n. 2, p. 131-136, 2020.

CARDOSO, Phillipe Valente; DA SILVA SANTOS, Kairo. Realidade virtual e geografia: o caso do Google cardboard glasses para o ensino. Revista Tamoios, v. 11, n. 2, 2015.

CASTOLDI, Rafael; BERNARDI, Rosangela; POLINARSKI, Celso Aparecido. Percepção dos problemas ambientais por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 1, n. 1, 2009.

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 603-610, 2015.

DICIONÁRIO MICHAELIS ONLINE. Disponível em: Estourar | Michaelis On-line (uol.com.br) . Acesso em: 05/01/2023.

FABOLA, Adeola; MILLER, Alan; FAWCETT, Richard. Exploring the past with Google Cardboard. En. 2015 Digital Heritage (Vol. 1, pp. 277-284), 2015.

GALEFFI. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In. MACEDO, RS., GALEFFI, D., and PIMENTEL A. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p.

KOLIL, Vysakh Kani; ACHUTHAN, Krishnashree. Longitudinal study of teacher acceptance of mobile virtual labs. Education and Information Technologies, p. 1-34, 2022.

NOBRE, Paulo José Lisboa. Patrimônio-paisagem: função social da cidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 282-295, 2007.

MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira; SENA, Thayana Brunna Queiroz Lima; DE SOUSA JUNIOR, Francisco. Tecnologia digital na prática docente: o uso da realidade virtual (RV) no ensino de geografia, VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.

SANTOS, Clézio; DE ARAÚJO, Gláucio Fabilito Silva; PEREIRA, Hugo Junior Alves. O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 6, n. 11, p. 115-125, 2020.

SILVA, Itállo Fernando de Freitas. O ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digital. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

TIMMERS, Juliano da Costa Machado; WEPPO, Branda Eloá. PENSANDO A GEOGRAFIA E SEU ENSINO A PARTIR DE PRODUÇÕES DE REALIDADE VIRTUAL. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 02, p. 56-69, 2020.

TRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia. Revista GeoSaberes, v. 10, n.22, 2019.

PIMENTEL, Jonas Ramos; CARDOSO, Phillipe Valente. USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 2709-2720, 2019.

Publicado

12/07/2024

Cómo citar

Verges, J. V. G., Costa, A., Corrêa Maia, D. ., & Massaretto Verges, N. (2024). OS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 18(1), 39–52. Recuperado a partir de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/7628