OS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
Keywords:
Processo didático, Estratégia de ensino, Tecnologia e ensinoAbstract
O processo didático é marcado pela procura de estratégias para impulsionar o aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, uma das possibilidades no ensino de Geografia é a utilização da Realidade Virtual (RV), trazendo à sala de aula diferentes aspectos dessa disciplina do conhecimento. Desta maneira, esta pesquisa procurou caracterizar a percepção de estudantes sobre uma ferramenta de RV para o ensino da paisagem na componente curricular de Geografia, levando em consideração o posicionamento prático do instrumento utilizado. Para isto, foram gravadas com câmera em 360 graus localidades em Caxias do Sul, Gramado e Bento Gonçalves, todas no estado do Rio Grande do Sul. Organizou-se uma sequência didática aplicada no último ano do ensino médio no [omitido para avaliação], com a utilização de um óculos de RV e um celular acoplado para a visualização dos vídeos, apresentando-os através do youtube.com. Empregou-se um questionário apoiado na escala Likert para a aferição das percepções e perguntas abertas para a categorização qualitativa. Chega-se à conclusão de que a proposta empregada demonstra desafios relacionados aos instrumentos técnicos, associados à percepção de que o conhecimento sobre as paisagens é aprimorado com o uso da RV e que a ferramenta motiva e engaja os estudantes. Conjuntamente, o manuseio e entendimento do equipamento de RV foram evidenciados como facilitadores sobre a tecnologia a ser utilizada no mundo do trabalho.
References
AMORIM, Antonio Carlos O. et al. Realidade Virtual: Estereoscopia na Educação. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 1, p. 94-94, 2010.
BOS, Daniel; MILLER, Servel; BULL, Eloise. Using virtual reality (VR) for teaching and learning in geography: fieldwork, analytical skills, and employability. Journal of Geography in Higher Education, v. 46, n. 3, p. 479-488, 2022.
BRUZAMOLIN, Carolina Dea et al. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Revista da ABENO, v. 20, n. 2, p. 131-136, 2020.
CARDOSO, Phillipe Valente; DA SILVA SANTOS, Kairo. Realidade virtual e geografia: o caso do Google cardboard glasses para o ensino. Revista Tamoios, v. 11, n. 2, 2015.
CASTOLDI, Rafael; BERNARDI, Rosangela; POLINARSKI, Celso Aparecido. Percepção dos problemas ambientais por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 1, n. 1, 2009.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 603-610, 2015.
DICIONÁRIO MICHAELIS ONLINE. Disponível em: Estourar | Michaelis On-line (uol.com.br) . Acesso em: 05/01/2023.
FABOLA, Adeola; MILLER, Alan; FAWCETT, Richard. Exploring the past with Google Cardboard. En. 2015 Digital Heritage (Vol. 1, pp. 277-284), 2015.
GALEFFI. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In. MACEDO, RS., GALEFFI, D., and PIMENTEL A. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p.
KOLIL, Vysakh Kani; ACHUTHAN, Krishnashree. Longitudinal study of teacher acceptance of mobile virtual labs. Education and Information Technologies, p. 1-34, 2022.
NOBRE, Paulo José Lisboa. Patrimônio-paisagem: função social da cidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 282-295, 2007.
MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira; SENA, Thayana Brunna Queiroz Lima; DE SOUSA JUNIOR, Francisco. Tecnologia digital na prática docente: o uso da realidade virtual (RV) no ensino de geografia, VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.
SANTOS, Clézio; DE ARAÚJO, Gláucio Fabilito Silva; PEREIRA, Hugo Junior Alves. O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 6, n. 11, p. 115-125, 2020.
SILVA, Itállo Fernando de Freitas. O ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digital. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
TIMMERS, Juliano da Costa Machado; WEPPO, Branda Eloá. PENSANDO A GEOGRAFIA E SEU ENSINO A PARTIR DE PRODUÇÕES DE REALIDADE VIRTUAL. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 02, p. 56-69, 2020.
TRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia. Revista GeoSaberes, v. 10, n.22, 2019.
PIMENTEL, Jonas Ramos; CARDOSO, Phillipe Valente. USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 2709-2720, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A RGA é detentora dos direitos autorais publicados, não sendo permitido que o mesmo conteúdo seja publicado em demais periódicos.