Didática freiriana dos professores nos cursos de licenciatura de uma universidade comunitária
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6679Palavras-chave:
Didática freiriana, Licenciatura, Formação de professores, Paulo FreireResumo
O presente artigo revela, a partir das falas dos professores dos cursos de licenciatura de uma universidade comunitária, na região sul do Brasil, a aderência de sua práxis pedagógica à didática freiriana. A base epistêmico-metodológica da pesquisa é a didática freiriana e as falas dos professores foram interpretadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma identidade da práxis dos professores entrevistados com a didática freiriana, embora muitas vezes de forma não intencional, mas sempre conectando práticas críticas às suas ações pedagógicas freirianas. Conclui-se o estudo com considerações indicativas para a formação de professores na perspectiva da didática freiriana, tendo como base o diálogo, a pausa pedagógica, o contexto concreto das práticas e novas relações educador-educando.
THE FREIREAN DIDACTICS OF PROFESSORS IN THE LICENTIATE DEGREE COURSES OF A COMMUNITY UNIVERSITY
This article reveals, from professors’ speeches of the licentiate degree courses at a community university, in the southern region of Brazil, the adherence of their pedagogical praxis to Freirean didactics. The epistemic-methodological basis of the research is the Freirean didactics and the professors’ speeches were interpreted from the content analysis. The results point to a praxis identity of the professors interviewed with Freirean didactics, although often unintentionally, but always connecting critical practices to their Freirean pedagogical actions. The study is concluded with indicative considerations for the professor training from the Freirean didactics’ perspective, based on dialogue, pedagogical pause, the concrete context of practices and new educator-student relationships.
KEYWORDS: Freirean didactics; Licentiate Degree; Professor training; Paulo Freire.
DIDÁCTICA FREIRINA DE LOS MAESTROS EN LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN UNA UNIVERSIDAD COMUNITARIA
Este artículo revela, a partir de los discursos de los maestros de los cursos de graduación en una universidad comunitaria, en la región sur de Brasil, la adhesión de su praxis pedagógica a la didáctica freiriana. La base epistémica-metodológica de la investigación es la didáctica freiriana y los discursos de los profesores se interpretaron a partir del análisis de contenido. Los resultados apuntan a una identidad de la praxis de los maestros entrevistados con la didáctica freiriana, aunque a menudo de manera no intencional, pero siempre conectando prácticas críticas con sus acciones pedagógicas freirianas. El estudio concluye con consideraciones indicativas para la formación del profesorado desde la perspectiva de la didáctica freiriana, basada en el diálogo, la pausa pedagógica, el contexto concreto de las prácticas y las nuevas relaciones educador-alumno.
PALABRAS CLAVE: Didáctica freiriana; Graduación; Formación de maestros; Paulo Freire.
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