Aula de inglês antirracista:
uma reflexão sobre as africanidades brasileiras e norte-americanas
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7897Palavras-chave:
Escola pública, Língua inglesa, Anti-RacismoResumo
O presente relato de experiência tem por objetivo principal descrever uma proposta de sequência didática (SD) de Ensino de Língua Inglesa que destacou as africanidades norte-americanas e brasileiras. Ela foi aplicada em uma escola pública municipal da rede de ensino de Fortaleza. Para destacar a relevância desse trabalho, entendemos que apesar do ensino da língua inglesa ser obrigatório, conforme legislação, no Brasil, ainda continua sendo um privilégio. Entendemos que trazer essa discussão é fundamental, principalmente para um país multiétnico como o nosso país, dentro desse contexto, buscamos assim o diálogo com outras manifestações culturais como: hip-hop, capoeira, samba de roda etc. Como resultados iniciais, foi possível percebermos uma abertura de diálogo sobre o ensino de línguas estrangeiras e sua relação com as produções étnicas minoritárias nos EUA e no Brasil.
Referências
ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática?. Entrepalavras, Fortaleza, v.3, n.1, p. 322-334, 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 25 de mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de jan.
CASSANY, Daniel. Tras las líneas: sobre la lectura contemporánea. Barcelona:
Anagrama, 2006.
Dolz, J., Noverraz, M., Schneuwly, B. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In: Schneuwly, B., Dolz, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
Ferreira Neto, J. O. Práticas pedagógicas para Ciências da Natureza: buscando afrorreferências. Ensino em Perspectivas, v. 3, n.1 , 1–11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8948.
Ferreira Neto, J. O. O projeto A Capoeira na Escola: diálogos possíveis. Refise, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 1, Edição Especial, p. 190-203, 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/82. Acesso em: 21 de mar.
JÚNIOR, Henrique Antunes Cunha. Africanidade, Afrodescendência e Educação. Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n. 42, 2001, p. 5-15. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14604/3/2001_art_hcunhajr.pdf.
Acesso em: em: 13 mar. 2023.
ROJO, Roxane. BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SOUSA, Clauber Nascimento de. Uma experiência de ensino inovadora nas aulas
de inglês. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8941. Acesso em: 20 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clauber Nascimento de Sousa, José Olímpio Ferreira Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.