Tecer Identidades:
Abdias Nascimento e o Teatro Experimental do Negro - TEN
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7918Palabras clave:
Abdias Nascimento, Teatro Experimental do Negro, Arte-educaçãoResumen
Neste artigo, apresentam-se as valiosas contribuições de Abdias Nascimento, considerado o maior Griot quando se trata de arte, educação e política. Um dos seus principais legados é o Teatro Experimental do Negro - TEN. Nessa perspectiva, busca-se refletir sobre a relevância dos corpos negros tanto dentro quanto fora do palco, combatendo o racismo estrutural, a exclusão social e lutando por uma educação antirracista. Ao longo deste texto, a trajetória de Abdias Nascimento se entrelaça com o surgimento e desenvolvimento do TEN, em uma pesquisa histórica e exploratória descritiva que utiliza a metodologia histórico-crítica e tem como principal fonte o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - Ipeafro. Como resultado, é possível observar como a trajetória de Abdias e o TEN contribuem para promover uma educação mais plural e inclusiva.
Citas
ALMADA, Sandra Souza. Abdias Nascimento - Col. Retratos Do Brasil Negro. Selo Negro. 2009. 167 P.
JESUS, Cristiane Sobral Correa. Teatros negros e suas estéticas na cena teatral brasileira. 2016. [160] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
LIMA, Evani Tavares. Sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro do Bando de Teatro Olodum. 2010. 300f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.
MUNANGA, Kabengele. (1). Identidade, Cidadania e Democracia: algumas reflexões sobre os discursos antirracistas no Brasil. Resgate: Revista Interdisciplinar De Cultura, 5(1), 17-24. https://doi.org/10.20396/resgate.v5i6.8645505
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do negro brasileiro; processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NASCIMENTO, Abdias. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados. vol.18 no.50. São Paulo Jan./Apr. 2004, p. 16.
PAIM, Paulo. Apresentação. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Grandes Vultos que Honraram o Senado – Abdias Nascimento. Brasília, DF: Senado Federal/Coordenação de Edições Técnicas, 2013, 6p.
TEIXEIRA, Anísio. 1963: ano da educação. Boletim Informativo CAPES. Rio de Janeiro, n.122, jan. 1963. p.1-2.
VIEIRA, C. E., & CORRÊA, F. M. (2022). Abdias Nascimento: a trajetória de um intelectual negro engajado na disseminação de saberes emancipatórios entre as décadas de 1920 e 1940. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e215. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e215
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Heverton Luis Barros Reis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.