Percursos formativos de licenciandos em matemática:

estágios supervisionados I e II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7915

Palabras clave:

Formação inicial docente, Estágio Supervisionado, Licenciatura em Matemática

Resumen

A Formação Inicial de professores é um momento muito importante para a consolidação dos saberes e práticas profissionais, bem como para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD). O presente trabalho teve como objeto de estudo os percursos formativos dos Licenciandos em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do Ceará, a partir de seus relatos quanto as suas vivências durante os Estágios Supervisionados (ES) I e II.  A pesquisa teve como objetivo compreender a constituição da formação inicial docente, saberes, práticas e elencar que   contribuições o ES proporcionou para as futuras práticas no magistério. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso de 10 Licenciandos em Matemática da IES investigada. A partir dos relatos foi possível identificar que os ES I e II contribuíram significativamente para o desempenho das atribuições e a constituição da IPD dos Licenciandos em Matemática em Formação Inicial docente.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Carvalho Lima, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE). Centro de Educação. Licencianda em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica (BICT/FUNCAP).

Francisca Karla Klissia Alvez de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Licencianda em Matemática. Bolsista de Iniciação Científica (BICT/FUNCAP).

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Educação (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia e Administração (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape).

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Publicado

13/11/2023

Cómo citar

LIMA, A. B. C. .; SOUZA, F. K. K. A. de .; SILVA NETA, M. de L. da . Percursos formativos de licenciandos em matemática: : estágios supervisionados I e II. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7915. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7915. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade