Percursos formativos de licenciandos em matemática:
estágios supervisionados I e II
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7915Palabras clave:
Formação inicial docente, Estágio Supervisionado, Licenciatura em MatemáticaResumen
A Formação Inicial de professores é um momento muito importante para a consolidação dos saberes e práticas profissionais, bem como para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD). O presente trabalho teve como objeto de estudo os percursos formativos dos Licenciandos em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do Ceará, a partir de seus relatos quanto as suas vivências durante os Estágios Supervisionados (ES) I e II. A pesquisa teve como objetivo compreender a constituição da formação inicial docente, saberes, práticas e elencar que contribuições o ES proporcionou para as futuras práticas no magistério. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso de 10 Licenciandos em Matemática da IES investigada. A partir dos relatos foi possível identificar que os ES I e II contribuíram significativamente para o desempenho das atribuições e a constituição da IPD dos Licenciandos em Matemática em Formação Inicial docente.
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 15 de 5 de março de 2002. 2002a.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29. Disponível: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizado da profissão docente. Brasília: Liber livro 2012, 172 p - (Coleção formal)
NETA; PONTELLO; MELO; SOUSA. A (re)constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica. Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.24, n.4, p. 254-292, 2022. Disponível: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p254-292
PALHARES; Isabela. Muitos formandos em licenciaturas não querem trabalhar como professores. Paraíba Online - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda, 2021. Disponível em: https://paraibaonline.com.br/educacao-e-ciencia/2023/05/27/muitos-formandos-em-licenciaturas-nao-querem-trabalhar-como-professores/ Acesso em: 06/08/2023
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 1, p. 32-57.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Poíesis Pedagógica - Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed; São Paulo: Cortez, 2008
SILVA, M. M. da, & Cedro, W. L. (2021). PLANEJAR PARA QUÊ? PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM FORMAÇÃO INICIAL APRENDENDO SOBRE O PLANEJAMENTO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 351–374. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.351-374
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 325 p. ISBN 978-85-326-2668-4.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012
TEIXEIRA, B. R., & Cyrino, M. C. C. T. (2015). Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de Matemática no âmbito da orientação de estágio. Bolema, 29(52),658-680.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Beatriz Carvalho Lima, Francisca Karla Klissia Alvez de Souza, Maria de Lourdes da Silva Neta
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.