Educação Infantil e Direitos Humanos no Ceará:
(in)visibilidades na produção científica
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7911Palabras clave:
Direitos Humanos, Educação Infantil, Ceará, CriançaResumen
O estudo apresentado surgiu do desejo de ampliar os conhecimentos sobre o campo dos direitos humanos e educação infantil no Ceará. A abordagem metodológica teve como base o levantamento e análise de produções inspiradas no Estado da Arte. Teve como objetivo identificar como os Direitos Humanos são abordados na educação infantil no estado do Ceará, bem como analisar a produção acadêmica da área, suas características e possíveis lacunas existentes. O estudo qualitativo, de caráter bibliográfico, teve como resultados o predomínio de potencialidades em que os Direitos Humanos podem e devem fazer parte da educação infantil, bem como omissões persistentes no trabalho com as crianças, além da necessidade de ampliação de pesquisas em que as crianças sejam as verdadeiras protagonistas. Contudo, a pesquisa proposta indica caminhos para uma educação em Direitos Humanos na educação infantil, revelando também sua contribuição para o fortalecimento de pesquisas na área.
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