Dificuldades de Aprendizagem:

a Psicomotricidade como instrumento de intervenção Psicopedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7910

Palabras clave:

Dificuldade de aprendizagem, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Prevenção, Tratamento

Resumen

Este estudo aborda as possíveis causas de dificuldades de aprendizagem em estudantes e destaca a relevância da Psicopedagogia e Psicomotricidade como abordagens preventivas e de apoio. A partir do exposto surge o seguinte questionamento: de que forma o Psicopedagogia e a Psicomotricidade, exercidas em união, podem trabalhar as questões relacionadas à prevenção e ao auxílio no desenvolvimento do aluno com dificuldades de aprendizagem? Como objetivo geral, discute-se como a Psicomotricidade e a Psicopedagogia podem contribuir para a prática de prevenção e combate às Dificuldades de Aprendizagem. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa e um caráter bibliográfico. Ademais, como resultado, destaca-se a importância da psicomotricidade e da psicopedagogia para o desenvolvimento dos estudantes, tendo em vista que a primeira influencia todo o percurso educacional e social dos alunos, e a segunda tem como um dos seus principais focos o combate ao baixo desempenho escolar.

Biografía del autor/a

Agenor Sousa Silva Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina

Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

 

Ianka da Silva Dantas, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina

Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

Fabrícia Gomes da Silva Diniz, Universidade Estadual do Piauí

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Kurios). Especialista em Neurociência e Educação (Centro Universitário Celso Lisboa). Licenciada em Pedagogia (URCA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

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Publicado

13/11/2023

Cómo citar

SILVA JUNIOR, A. S. .; DANTAS, I. da S. .; DINIZ, F. G. da S. . Dificuldades de Aprendizagem: : a Psicomotricidade como instrumento de intervenção Psicopedagógico . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7910. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7910. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade