Metodologias ativas:

práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Tecnologias na Educação, Processo Ensino-Aprendizagem

Resumen

A pesquisa “metodologias ativas: práticas docentes no ensino médio, no Campus de Belém no Instituto Federal do Pará”, tem como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas, enquanto desafios da prática docente na Educação Profissional e Tecnológica.  A pesquisa empírica será desenvolvida com professores, construída por meio de ferramentas metodológicas como: pesquisa bibliográfica, análise documental, e aplicação do formulário no Google forms, visando compreender a realidade do ensino médio, através da abordagem dos dados coletados, de natureza qualitativa. A síntese dos dados obtidos será dentro de um quadro e, consideramos as práticas docentes do ensino na EPT, na busca de formar sujeito ético, histórico, crítico, reflexivo, humanizado e transformador do espaço onde está inserido. Faremos a interlocução com referenciais teóricos. Como resultado, espera-se refletir sobre metodologias ativas e apresentar para os docentes um guia prático de metodologias ativas em sala de aula, no ensino médio, empregando uma linguagem simples.

Biografía del autor/a

Leiliam Farias de Castro Vieira, Instituto Federal do Pará

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Ideal e especialização em Saúde e Ciencia Socio Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Atualmente cursando mestrado em educação profiossional e tecnologica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Carla Garcia Medeiros, Universidade Federal do Pará

Experiência na área de educação básica, almejo desenvolvimento pessoal e profissional, me dedico com excelência em meus projetos e deveres, procuro desenvolver boas e necessárias habilidades.

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Publicado

13/11/2023

Cómo citar

FARIAS DE CASTRO VIEIRA, L.; GARCIA MEDEIROS, C. . Metodologias ativas: : práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7900. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade