A experiência do projeto escolar sobre aspectos culturais de Jucás-CE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7885Palabras clave:
Cultura, Identidade, PertencimentoResumen
Aspectos culturais e tradicionais de Jucás-CE é o tema central dessa pesquisa. O estudo relata a experiência de um projeto escolar voltado para a valorização das raízes culturais e sua relevância para a constituição identitária da população jucaense. Seu objetivo principal é compreender a importância da cultura para a afirmação identitária desse povo. Tendo como objetivos específicos, refletir sobre a cultura popular e a constituição identitária das pessoas; mapear as principais manifestações culturais de Jucás; cultivar o sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive; e proporcionar um espaço de visibilidade para as pessoas que colaboram para a sustentação dessas tradições. Cascudo (1967) e Lobato (2019) embasaram o referencial teórico. O percurso metodológico é fundamentado na abordagem qualitativa, com instrumentalização de pesquisa de campo, entrevistas, análises bibliográficas e documentais. Como resultados, percebemos que conhecer a cultura do lugar contribui de forma essencial na construção da identidade de um povo.
Citas
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p.20-28, jan./abr. 2002.
CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Rio de janeiro: Fundo de Cultura, 1967.
FRUTUOSO, Leoneide. Pensamentos. In: BANDEIRA, Antônio Marcos; FERNANDES, Maria de Lourdes (orgs). I Antologia Fortalezense: Fortalecendo laços. Arapiraca/Alagoas: Editora Performance, 2021, p. 131, 132.
GASTÃO, Manoel Márcio. Conceitos básicos em pesquisa. In NEVES, Eduardo Borba; DOMINGUES, Clayton Amaral. Manual de metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro: EB/CEP, 2007.
LOBATO, Monteiro. Histórias de tia Nastácia. Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
OLIVEIRA, Ernando Cavalcante de. A Lei Maria da Penha. Edição 2022. Gráfica Jucás.
SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. 3. ed. Companhia das Letras. São Paulo, 1997.
JUCÁS, CEARÁ: GUIA COMPLETO SOBRE A CIDADE. CIDADES DO MEU BRASIL. DISPONÍVEL EM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE JUCÁS - CEARÁ (CIDADESDOMEUBRASIL.COM.BR), ACESSO EM 09/09/2022.
‘FÁBULAS da memória’: uma história da lenda. Library. Disponível em: Ernando: “É tanto que como eu conto na história (no livro), que a moça (1library.org), acesso em 09/09/2022.
A lenda do bicho do rio. O farol.com. Disponível em: https://o-farol-com.webnode.page/l/a-lenda-do-bicho-do-rio-jaguaribe-em-jucas/, acesso em 09/09/2022.
LOUVOR à padroeira de Jucás, Nossa Senhora do Carmo. Diário do Nordeste, 2015. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/louvor-a-padroeira-de-jucas-nossa-senhora-do-carmo-1.1332440, acesso em 09/09/2022.
“PATATIVA de Jucás”. Blog de Jucás, 2009. Disponível em: Blog de Jucás: "Patativa de Jucás" (jucas-ce.blogspot.com), acesso em 10/09/2022.
MAPAS. BLOG DE JUCÁS, 2001. Disponível em: Blog de Jucás: Mapas (jucas-ce.blogspot.com), acesso em 10/09/2022.
CAPOEIRA cadastro nacional. IPHAN, 2017. Disponível em: Portal da Capoeira (iphan.gov.br), acesso em 19/09/2022.
HISTÓRIA do município. Prefeitura Jucás. Disponível em: https://jucas.ce.gov.br/o-municipio/, acesso em 19/09/2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Paula Moraes Santos Souza, Cicera Sineide Dantas Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.