Pedagogia da Terra: uma concepção omnilateral de formação humana e profissional
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.6655Keywords:
Pedagogia da Terra, Educação no campo, Projeto Político-Pedagógico, Formação profissionalAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar a formação humana e profissional do homem do campo, no âmbito da relação teoria e prática, bem como no trabalho como princípio educativo. Para isto, utiliza-se de uma revisão da literatura específica, a partir do regaste do Projeto Pedagogia da Terra, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, enquanto espaço de construção de memória e identidade sociocultural. Busca-se examinar criticamente uma agenda educacional que, historicamente, esteve a serviço do capital, na tentativa de superar a dualidade estrutural presente no nosso sistema de ensino, fator que resultou em uma educação intelectual para as elites e uma educação profissionalizante para as classes desfavorecidas, cristalizando, deste modo, as desigualdades sociais no Brasil.
PEDAGOGY OF THE LAND: AN OMNILATERAL CONCEPTION OF HUMAN AND PROFESSIONAL FORMATION
ABSTRACT: This article aims to analyze the human and professional training of rural men, within the scope of the relationship between theory and practice, and of the work as an educational principle. For this, it uses a specific literature analysis, based on the project “Pedagogy of the land”, from the State University of Rio Grande do Norte, as a space for the construction of memory and socio-cultural identity as well. It seeks to examine critically an educational agenda, that historically was at the service of capital, to overcome the structural duality present in our educational system, which resulted in an intellectual education for the elites and a professional education for the underprivileged classes, crystallizing, thus, social inequalities in Brazil.
KEYWORDS: Pedagogy of the land Education of the field; Political-Pedagogical Project; Professional qualification.
PEDAGOGÍA DE LA TIERRA: UNA CONCEPCIÓN OMNILATERAL DE LA FORMACIÓN HUMANA Y PROFESIONAL
RESUMEN: Este artículo pretende analizar la formación humana y profesional del hombre rural, en el contexto de la relación entre teoría y práctica, así como en el trabajo como principio educativo. Para ello, se utiliza una revisión de la literatura específica, a partir del registro del Proyecto Pedagogía de la Tierra, de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte, como un espacio de construcción de la memoria y la identidad sociocultural. Busca examinar críticamente una agenda educativa que, históricamente, estuvo al servicio del capital, en un intento de superar la dualidad estructural presente en nuestro sistema educativo, factor que resultó en una educación intelectual para las élites y una educación profesionalizante para las clases desfavorecidas, cristalizando así las desigualdades sociales en Brasil.
PALABRAS CLAVE: Pedagogía de la Tierra; Educación de Campo; Proyecto Pedagógico Político; Formación Profesional.
References
AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. A vontade da memória: Pedagogia da Terra na biografia de alunos e professores. In: ALENCAR, H. M.; SANTOS, J. M. C. T.; COSTA, M. A. T. (Org.). Pedagogia da Terra: saberes, práticas e lições. Curitiba: CVR, 2014.
ANDRADE, M. R. Notas para discussão sobre o diálogo de saberes: experiências inovadoras no ensino de ATER. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO EM EXTENSÃO RURAL, 2., 2010, Santa Maria, RS. Anais. Santa Maria: UFSM, 2010. Disponível em: < http://w3.ufsm.br/seminarioextensaorural/arqs/Dialogo_de_saberes.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2020.
ARAUJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino Integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Referências para apoio ao desenvolvimento de territórios rurais. Brasília: Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF/Núcleo de Estados Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD, 2005. Disponível em: <http://sge.mda.gov.br/bibli/documentos/tree/doc_214-28-11-2012-11-32-675117.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2020.
CIAVATTA, Maria. A formação Integrada: A escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M..; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
COSTA, Maria Antônia Teixeira. Pedagogia da terra: uma proposta formativa para o homem e a mulher do campo do Oeste Potiguar. In: ALENCAR, H. M.; SANTOS, J. M. C. T.; COSTA, M. A. T. (Org.). Pedagogia da Terra: saberes, práticas e lições. Curitiba: CVR, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M..; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, n. 6, p. 15-29, 2005.
GARCIA, Samaria Benevides. Sentimento de uma camponesa: saberes da terra. ALENCAR, H. M.; SANTOS, J. M. C. T.; COSTA, M. A. T. (Org.). Pedagogia da Terra: saberes, práticas e lições. Curitiba: CVR, 2014.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 333-361, 2011.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705–720, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2020.
NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira. Os alunos do Projeto Pedagogia da Terra/UERN: histórias de vida, singularidade e formação. ALENCAR, H. M.; SANTOS, J. M. C. T.; COSTA, M. A. T. (Org.). Pedagogia da Terra: saberes, práticas e lições. Curitiba: CVR, 2014.
NETO, Luiz Bezerra. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-Line, v. 10, n. 38, p. 150-168, 2010.
OLIVEIRA, Ludimilla Carvalho Serafim. Pedagogia da Terra: relato de uma experiência na UERN. ALENCAR, H. M.; SANTOS, J. M. C. T.; COSTA, M. A. T. (Org..). Pedagogia da Terra: saberes, práticas e lições. Curitiba: CVR, 2014.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SUESS, Rodrigo Capelle; SOBRINHO, Hugo de Carvalho; BEZERRA, Rafael Gonçalves. Educação no/do campo: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 81-100, 2014.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Versão resumida do Projeto Político-Pedagógico/PPP, do curso de Pedagogia / Pedagogia da Terra, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.