Como e o que escrever em um relatório científico de pesquisa empírica?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.7047Keywords:
Elaboração de artigo, estrutura de artigoAbstract
Objetivo. O objetivo do presente artigo é fornecer ao leitor instruções, derivadas da literatura científica, sobre o que e como escrever cada seção de um relatório científico de uma pesquisa empírica. Desenvolvimento. Este trabalho está dividido de acordo com a estrutura de um relatório científico (introdução, objetivo, método, resultados e discussão e considerações finais), no qual em cada um dos tópicos são explorados o que deve ser escrito, como e a sequência de tal descrição. Implicações. Acreditamos que este tipo de artigo pode contribuir com alunas e alunos de cursos de graduação que precisam lidar com as dificuldades relacionadas ao bloqueio de escrita acadêmica.
How and what to write in a scientific report of empirical research?
Abstract:
Objective. The purpose of this article is providing the reader with instructions, based on the scientific literature, on how and what to write in each section and topic of a scientific report of empirical research. Development. The article is divided according to the structure of a scientific report (introduction, objective, methods, results and discussion and final considerations), in which each topic explores what should be written, how and the sequence for such description. Implications. We believe that this type of article can contribute to undergraduate students who need to deal with difficulties related to academic writing block.
Keywords. Writing block; Scientific report model; Scientific writing.
References
BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar Teixeira. Manual sobrevivência na selva acadêmica. Objeto Direto, 1998.
BOICE, Robert. Writing blocks and tacit knowledge. The Journal of Higher Education, v. 64, n. 1, p. 19-54, 1993.
CAMPOS, Luis Fernando de Lara. Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia. Campinas: Alínea, 2008.
CRUZ, Robson Nascimento. Becker e o silêncio sobre a escrita na pós-graduação: soluções antigas para o cenário Brasileiro atual? Psicologia & Sociedade, v.30, p. 1-7, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30167038
CRUZ, Roberto Moraes et al. Redação científica de artigos: problemas comuns. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 3, p. 1-2, 2020. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.3.editorial
FINDLAY, Eleide Abril Gordon; COSTA, MAURO A.; GUEDES, Sandra PLC. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Joinville: Univille, 2006.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
JOHNSTON, James M.; PENNYPACKER, Henry S.; GREEN, Gina. Strategies and tactics of behavioral research and practice. Routledge, 2019.
KOLLER, Sílvia H.; DE PAULA COUTO, Maria Clara P.; VON HOHENDORFF, Jean. Manual de produção científica. Penso Editora, 2014.
MELO, Tais Guedes de; MENDONÇA, Helenides. Academic Procrastination: Relationships with Support from the Environment and Self-Leadership. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 30, 2020.. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3038
KOLLER, Sílvia H.; DE PAULA COUTO, Maria Clara P.; VON HOHENDORFF, Jean. Manual de produção científica. Penso Editora, 2014.
LEONEL, V. (Org.). Diretrizes para a elaboração e apresentação da monografia do curso de Direito. Tubarão, 2002.
DE OLIVEIRA, Silvio Luiz. Metodologia científica aplicada ao direito. Cengage Learning Editores, 2002.
RODRIGUES, Denise Simões; MELO, Maria Lúcia. Estudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental. Educação (UFSM), v. 45, p. 40-1-21, 2020. http://dx.doi.org/10.5902/19846444
SABADINI, Aparecida Angélica Zoqui Paulovic., SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso, & KOLLER, Sílvia Helena (Orgs.). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2009.
SIDMAN, Murray. Tactics of scientific research. New York: Basic Books. 1960.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 2001.
VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015. https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.932
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.