Campanhas de conscientização projeto setembro: uma proposta interdisciplinar para educação especial
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8835Palavras-chave:
Educação Especial;, Interdisciplinaridade;, Conscientização;, Projeto setembro.Resumo
Partindo do pressuposto de que a educação inclusiva é um direito de todos, segundo o artigo 205 e 208 da Constituição Federal de 1998 e que beneficia a todos com e sem deficiência. Este artigo tem como objeto estudar uma proposta interdisciplinar para modalidade da educação especial envolvendo as campanhas de conscientização do mês de setembro dentro do ambiente escolar. A pesquisa é de abordagem bibliográfica de natureza qualitativa com finalidade intervencionista. Como resultado do levantamento bibliográfico, a pesquisa apresentou uma proposta de projeto interdisciplinar para educação especial, não com o intuito de apresentar uma receita pronta e acabada, mas como fonte de inspiração e com o anseio de contribuir com práticas didáticas para educação especial a partir de uma perspectiva interdisciplinar e significativa para os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em um contexto de inclusão. Por fim, compreendemos que partilhar práticas didáticas inclusivas se faz relevantes a partir de uma abordagem interdisciplinar que potencialize e contribua com a inclusão e a diversidade que se põe cada vez mais presente na atual conjuntura de uma educação de qualidade e democrática.
Referências
BRANDENBURG, L. E. LÜCKMEIER, C. A História da Inclusão X Exclusão Social na perspectiva da Educação Inclusiva. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: EST, v. 1, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 janeiro de 2025.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, novembro. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 06janeiro de 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível: https://www2.senado.leg.br/. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRITO, A.R. S; LOPES, R.C. S; NASCIMENTO, G. S. F; DAMASCENA, A.K. Interdisciplinaridade e BNCC: limites e perspectivas. Revista FT.v.29, p. 01-12. 2024.
FAZENDA, I.C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
FAZENDA, I.C. A.O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008a.
FAZENDA, I.C. A.Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15ed.Campinas, SP: Papirus, 2008b.
GARCIA, Maria Teresa; BEATON, Guillerme Arias. Necessidades educativas Especiais: desde o enfoque histórico – cultural. São Paulo: Linear B, 2004.
JESUS, E. A; GUERRA, A. L. R; PEREIRA, A. R. G.A interdisciplinaridade como estratégia para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Revista InternationalContemporary Management.v.05, p. 01-12. 2024.
MANTOAN, M. T. E. InclusãoEscolar: O que é? Por quê? E como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér (org.). O desafio das diferenças nas escolas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
PINTOR, N.A.M. Educação inclusiva e democrática: reflexões sobre avanços retrocessos e resistências no contexto contemporâneo no Brasil. Revista Aleph. v.03, p.27-44, 2022.
SILVA, E. M; CORDEIRO, F. N. F; ROCHA, S. M. Interdisciplinaridade em Projetos Sociais: pensando práticas educativas em diferentes contextos. In; SANTOS, J. M. C. T. (Org.).Pesquisa em Ensino e Interdisciplinaridades: aproximações com o contexto escolar. Fortaleza: EdUECE, 2017.
THIESEN, J.S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v.13, p.545-554, 2008.
TRINDADE, D.F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Regina da Silva Duarte, Stenio de Brito Fernandes, Francisca Darlice de Andrade Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



