Contribuições do grupo de estudos GeoLibras para a formação docente inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8823Palavras-chave:
Geografia;, Libras;, Grupo de Estudos;, Formação docente;, Inclusão.Resumo
Criado para promover o diálogo interdisciplinar entre Geografia, Libras e Cultura Surda, este estudo discorre sobre a experiência do Grupo de Estudos sobre Surdez e Geolingüística (GeoLibras), composto por estudantes de Geografia da Universidade Federal do Ceará. O objetivo desta pesquisa é investigar como o grupo atua como complemento formativo, ampliando o repertório de futuros docentes para a inclusão de surdos. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter participativo, utiliza estudo de caso, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica. Durante o primeiro semestre de 2025, os encontros envolveram debates, planejamento de trilhas urbanas acessíveis e aproximação com a comunidade surda. Os resultados revelam que o Geolibras supre lacunas curriculares e desenvolve uma pedagogia crítica, posicionando a Libras como mediadora da compreensão geográfica e fortalecendo os vínculos entre universidade e comunidade.
Referências
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
BRANDÃO, R. A. de A.; ALMEIDA, W. G. Surdez, língua e cultura: a LIBRAS protagonizando a(s) identidade(s) cultural(ais) do surdo. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 15., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2019.
CAVALCANTE, M. S. P.; MAIA, M. G. B. A importância dos grupos de estudos e de pesquisas para a formação docente dos estudantes de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. p. 1-12.
DIAS, P. dos S. et al. A abordagem da cultura na geografia e a comunidade surda: uma aproximação temática. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 7, n. 2, art. 2003, mai.-ago. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LISBOA, B. L. C.; LISBOA, G. L. P.; SILVA, G. R. da. Possibilidades didáticas no ensino de geografia para estudantes surdos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 20, p. 399-410, jul./dez., 2020.
LODI, A. C. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos CEDES, Campinas, v. 33, n. 90, p. 115-131, 2013.
NETO, P. M. dos S.; BUENO, M. A. Cartografia escolar e inclusiva para alunos surdos: uma proposta metodológica em movimento. Anekumene, n. 15, p. 60-67, 2018.
PEREIRA, M. de A.; LACERDA, C. B. F. de. Formação de professores para inclusão de surdos: legislação e políticas atuais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e220261, 2020.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Magno Melo da Silva, Emanuel da Costa Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



