Sixth Grade Carioca:
na innovative educational proposal in the final years
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7901Keywords:
Education, Innovation, Project, ApprenticeshipAbstract
The subject present in this experience report arose during the writing of the dissertation in the master's course in New Digital Technologies in Education of the Centro Universitário Carioca. It portrays an educational project developed and applied by the city of Rio de Janeiro, in sixth-grade classes. The transition phase from one segment to the other, that is, initial years (fundamental I) to the final years (fundamental II), combined with the lack of maturity and low performance in evaluations, which led to high rates of failure, were the factors that mobilized the creation of this project. In this sense, we will present the applied class model, concentrated in a single teacher, called generalist, whose function was to teach and stimulate the learning of various disciplines with the objective of recovering school performance. We will present the results and how the project has worked, contributing to the performance of students, including in the maturity process.
References
BRITO, Karina Lima. Os desdobramentos da substituição tecnológica no município do Rio de Janeiro. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10709 Acesso em 28 de julho de 2023.
COSTA, Talita de Oliveira. Ensino de História e Interdisciplinariedade no 6º ano Carioca do Município do Rio de Janeiro, PUC, 2021, disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/53234/53234.PDF, Acesso em 02 de agosto de 2023.
DA ROSA, Isaac Gabriel Gayer Fialho; GONÇALVES, Elton Simões. A espacialidade das políticas públicas em educação: o caso do projeto escolas do amanhã na rede municipal do rio de janeiro-RJ. Revista Signos Geográficos, v. 4, p. 14 e 20, 2022, disponível em: Texto+EI+versão+final (8).pdf, Acesso em 11 de julho de 2023.
GIONGO, Isabela. A relação entre professor-aluno e a importância da afetividade. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro, 2022., disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/216533/giongo_if_tcc_rcla.pdf?sequence=4, Acesso em 23 de julho de 2023.
KOSLINSKI, Mariane Campelo; CARVALHO, Julia Tavares de. Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 45, p. 4, 2015, disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/N7NgvTwV9CbCRyGsRcMfWSy/?format=pdf&lang=pt, Acesso em: 20 de julho de 2023.
INEP, Índice de reprovações nos anos finais e ensino médio, 2010, disponível em Taxas de Rendimento (2010) (qedu.org.br), acesso em 15 de fevereiro de 2022a.
NEIVA, Caroline Oliveira. O ensino de História no contexto do sexto ano experimental, 2020, UNIRIO, disponível em: http://www.unirio.br/profhistoria/producao-academica/2020/o-ensino-de-historia-no-contexto-do-6deg-ano-experimental-entre-discursos-e-experiencias-docentes/viewAcesso em 18 de julho de 2023.
PREFEITURA DO RIO. Distribuição das UES por tipo de atendimento, disponível em http://webapp.sme.rio.rj.gov.br/jcartela/publico/pesquisa.do?cmd=listCres, Acesso em 02 de fevereiro de 2023.
SANTOS, Daniel Domingues dos et al. Mais é menos? O impacto do Projeto 6º Ano Experimental-SME/RJ. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 69, p. 718-747, 2017, disponível em https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/iq7IkS7U1UdI0dPlgrBsPH39FzRi8ZLqxAZ1Yr5X.pdf, Acesso em 31 de agosto de 2023.
SPINDOLA, Luisa da Silva Kaufman. O contexto da produção do texto: a atuação dos professores formuladores dos cadernos pedagógicos de história da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. PUC-Rio, 2014. 207f., Dissertação de Mestrado, disponível em https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10388#preview-link0, Acesso em 27 de julho de 2023.
VASCONCELOS, Teresa et al. Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. 2011, disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/2679, Acesso em: 12 de julho de 2023.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, p. 209-244, 2000, disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/, Acesso em 23 de julho de 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Claudete de Lima Chafin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.