Sexto Ano Carioca:

uma proposta educacional inovadora nos anos finais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7901

Palabras clave:

Educação, Inovação, Projeto, Aprendizagem

Resumen

O assunto presente nesse relato surgiu durante a escrita da dissertação no curso de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca e retrata a experiência vivida por uma professora dentro de um projeto educacional elaborado e aplicado pela prefeitura do Rio de Janeiro, em turmas de sexto ano. A falta de maturidade na transição de um segmento para o outro, aliado ao baixo desempenho em avaliações, que ocasionaram em altos índices de reprovações, foram os fatores que mobilizaram a criação desse projeto. Fundamenta-se como aporte teórico para essa escrita: Costa (2021), Rosa e Gonçalves (2022), Brito (2016), Koslinski e Carvalho (2015) e Neiva (2020). A metodologia utilizada foi observação participativa, análise dos resultados, numa perspectiva de pesquisa exploratória.  Nesse sentido, apresentaremos os resultados alcançados e o modelo de aulas aplicado, concentrado em um único professor, denominado generalista, que tinha como função ensinar e estimular a aprendizagem de várias disciplinas com o objetivo de recuperar o desempenho escolar.

Biografía del autor/a

Claudete de Lima Chafin, Centro Universitário Carioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História na UGF e Pedagogia no ISERJ. Especialista em História do Brasil pela UCAM e em Psicopedagogia clínica pela Estácio de Sá. Atua como professora das séries iniciais e da EJA na SME-RJ.

Citas

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Publicado

14/11/2023

Cómo citar

DE LIMA CHAFIN, C. Sexto Ano Carioca: : uma proposta educacional inovadora nos anos finais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7901. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7901. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade