Project “Making Art”: life stories woven in patchwork
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7362Keywords:
Arte-Educação, Colcha de Retalhos, Histórias de Vida.Abstract
The work aims to presente the experience of producing a Patchwork Quilt, developed in the discipline of Art-Education, in the Pedagogy Course, at the State University of Ceará. The activity presented as a proposal to weave the life stories of the students into pieces of patchwork, later transformed in a patchwork quilt. The choice to produce a patchwork quil was inspired by the studies carried out by Professor Margaréte May Berkenbrock-Rosito, professor and researcher at the Postgraduate Masters and Doctoral Program in Education at Universidade Cidade São Paulo (UNICID). The life stories in patchwork are na invitation for immersion in the imagination, creativity and the rescue of affective memories. The life stories woven into patches and transformed into a patchwork quilt provided the students with na experience of looking at the Other, in na exercise in complementarity.
References
BARROS, Manuel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record; 1996.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Retalhos Imaginativos: a dimensão estética nos processos formativos autobiográficos. Cadernos de Educação/Faculdade de Educação/PPGE/Universidade Federal de Pelotas, nº.48, maio/agosto: 2014.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação. Revista Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 487-500, set./dez. 2009.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. 2. ed. Curitiba: Crias, 2003.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que Arte-Educação? 22ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico para professores. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Genira Fonseca de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.