Literacy lettering: evidence of contributions of the programa de aprendizagem na idade certa – Maispaic
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7360Keywords:
Literatura Infantil, Letramento Literário, Leitura, Programa de Aprendizagem na Idade Certa.Abstract
The study aimed to discuss literary literacy and to map the heap of the literary collection Prosa e Poesia do Programa de Aprendizagem na Idade -MAIS PAIC, in face of reflect on their contributions to the fortification of childhood literary culture. As a theoretical framework, it was anchored in Freire (1989); Soares (2003); Barthes (1979) to talk about reading and literary literacy. The research was characterized as qualitative, descriptive and bibliographic. The study revealed that the MAIS PAIC Program has become an important device for transformation and implementation of the culture of literary literacy through the countless actions of the Literature and Reader Education axis, among them, the Prose and Poetry Collection that over the last decade launched 175 authors from Ceará and published 213 works for children between 4 and 10 years old of school and distributed copies in Ceará territory.
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2010.
BARTHES, Roland, 1980. O rumor da língua. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Org.) Petrópolis, Vozes, 2007.
CEARÁ. LEI Nº15.921, de 15 de dezembro de 2015. Altera a redação do caput do Art.2º da Lei Nº 14.026, de 17 de dezembro de 2007. DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 3 ANO VII Nº234 p.5-6, Fortaleza, 15 de dezembro de 2015.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global 2007.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
SEDUC. Secretaria de Educação do Estado. Eixo Literatura e Formação do Leitor. Ano [2008?] https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/eixos-do-programa/eixo-deliteratura-infantil-e-formacao-de-leitores> Acesso em: 02/04/2020
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Maura Tavares dos Anjos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.