The (de)construction of didactics: reports of teaching in remote teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7350

Keywords:

Ensino remoto, Didática, Relação professor-aluno.

Abstract

Teaching didactics is the movement by which the actions of teaching and learning are carried out, in any teaching modality. The present work aims to identify and analyze the adaptations through which the didactic processes have gone through to meet the remote teaching format, due to the Covid-19 pandemic. The research has a qualitative approach, relying on narratives from teachers of the basic education network in the city of Mossoró-RN. The dialogue between didactics and the teacher-student relationship discussed here is based on studies by Libâneo (2001), Robson; Inforsato (2011), Coll; Monereo (2010), Bacich; Moran (2018) and Hoffman (1994). Didactics is subject to change and, therefore, must be constructed in a way that impacts the educational processes of teaching and learning necessary for society.

 

Author Biographies

Fernanda Larissa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Pedagogia.

Luana Victória da Costa Cabral, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Pedagogia.

Míria Helen Ferreira de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora da Faculdade de Educação/ UERN, ministrando disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado.

References

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. – Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e Aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 15-46.

DOS SANTOS, E.; LIMA, I. DE S.; DE SOUSA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1632-1648, 29 dez. 2020.

GARCIA, Tania Cristina Meira. Et Al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Rego-Natal: SEDIS/UFRN, 2020. 18 p. il 1 PDF. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf Acesso em: 18 set. 2022

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: Série Ideias nº 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59

INFORSATO, E. C.; ROBSON, A. S. A preparação das aulas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 86-99, v. 9.

LIBÂNEO, José Carlos. O essencial da didática e o trabalho de professor - em busca de novos caminhos. 2001.

Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo: OMS faz chamado de alerta a todos os países para intensificar os serviços de saúde e apoio em saúde mental. ln: PAHO - Pan American Health Organization. OPAS/OMS. Washington - DC, 20 mar. 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 18 set. 2022.

ROBSON, A. S.; INFORSATO, E. C. Aula: o ato pedagógico em si. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 80-85, v. 9.

Published

28/11/2022

How to Cite

FERNANDES, F. L. .; CABRAL, L. V. da C. .; SOUZA, M. H. F. de . The (de)construction of didactics: reports of teaching in remote teaching. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7350. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7350. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos