Pedagogia da Terra: uma concepção omnilateral de formação humana e profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.6655

Palavras-chave:

Pedagogia da Terra, Educação no campo, Projeto Político-Pedagógico, Formação profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a formação humana e profissional do homem do campo, no âmbito da relação teoria e prática, bem como no trabalho como princípio educativo. Para isto, utiliza-se de uma revisão da literatura específica, a partir do regaste do Projeto Pedagogia da Terra, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, enquanto espaço de construção de memória e identidade sociocultural. Busca-se examinar criticamente uma agenda educacional que, historicamente, esteve a serviço do capital, na tentativa de superar a dualidade estrutural presente no nosso sistema de ensino, fator que resultou em uma educação intelectual para as elites e uma educação profissionalizante para as classes desfavorecidas, cristalizando, deste modo, as desigualdades sociais no Brasil.

 

PEDAGOGY OF THE LAND: AN OMNILATERAL CONCEPTION OF HUMAN AND PROFESSIONAL FORMATION


ABSTRACT: This article aims to analyze the human and professional training of rural men, within the scope of the relationship between theory and practice, and of the work as an educational principle. For this, it uses a specific literature analysis, based on the project “Pedagogy of the land”, from the State University of Rio Grande do Norte, as a space for the construction of memory and socio-cultural identity as well. It seeks to examine critically an educational agenda, that historically was at the service of capital, to overcome the structural duality present in our educational system, which resulted in an intellectual education for the elites and a professional education for the underprivileged classes, crystallizing, thus, social inequalities in Brazil.

 

KEYWORDS: Pedagogy of the land Education of the field; Political-Pedagogical Project; Professional qualification.


PEDAGOGÍA DE LA TIERRA: UNA CONCEPCIÓN OMNILATERAL DE LA FORMACIÓN HUMANA Y PROFESIONAL


RESUMEN: Este artículo pretende analizar la formación humana y profesional del hombre rural, en el contexto de la relación entre teoría y práctica, así como en el trabajo como principio educativo. Para ello, se utiliza una revisión de la literatura específica, a partir del registro del Proyecto Pedagogía de la Tierra, de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte, como un espacio de construcción de la memoria y la identidad sociocultural. Busca examinar críticamente una agenda educativa que, históricamente, estuvo al servicio del capital, en un intento de superar la dualidad estructural presente en nuestro sistema educativo, factor que resultó en una educación intelectual para las élites y una educación profesionalizante para las clases desfavorecidas, cristalizando así las desigualdades sociales en Brasil.

 

PALABRAS CLAVE: Pedagogía de la Tierra; Educación de Campo; Proyecto Pedagógico Político; Formación Profesional.


Biografia do Autor

Ketúcia Mirlene Duarte de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do IFRN, Campus Mossoró, RN. Técnico Administrativo de Nível Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Jefferson Eduardo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró.

Graduado em Direito pela Universidade Potiguar (UnP). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do IFRN, Campus Mossoró, RN. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Ipanguaçu

Graduada em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN. Mestre em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Pós Doutora pela Universidade de Adelaide, Austrália. Professora e Pesquisadora SIAPE – 2244386 – IFRN, Campus Ipanguaçu, RN. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

11/06/2021

Como Citar

DUARTE DE LIMA, K. M.; DA SILVA, J. E.; CAMPOS ALVES, S. M. Pedagogia da Terra: uma concepção omnilateral de formação humana e profissional. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.6655. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20214. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas