Transformação antirracista
experiência educacional em escola de Fortaleza, CE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8376Palavras-chave:
Educação antirracista;, Residência Pedagógica;, Eletiva;, Racismo.Resumo
O relato destaca a contribuição para uma educação antirracista baseada numa experiência em uma instituição de Ensino Médio em Fortaleza, CE. Partindo do programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Sociais da UECE, a jornada foi marcada por desafios e aprendizados, inserindo-se no ambiente escolar e na realização de uma disciplina eletiva sobre Racismo e Relações Étnico-Raciais. A metodologia consistiu no desenvolvimento da disciplina ao longo de seis meses, com abordagens sobre racismo, desigualdade racial e cultura negra, incluindo atividades lúdicas e debates. Os resultados evidenciaram o impacto positivo nos alunos, com relatos de contentamento, interesse em participar novamente e autoidentificação como indivíduos antirracistas. A discussão enfatiza a importância da educação antirracista na desconstrução de padrões racistas e na promoção da igualdade. Conclui-se a importância de disseminar essas práticas por toda a comunidade escolar para contribuir para uma educação antirracista e emancipadora.
Referências
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. [Structural Racism]. São Paulo: Pólen, 2019. 264 p. ISBN 978-85-98349-75-6.
FREIRE, Paulo, 1921-1997. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. – 5. ed – São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).
FREITAS, Mônica Cavalcante de; Freitas, Bruno Miranda de; Almeida, Danusa Mendes. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540.
HOOKS, bell, 1952-2021. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança / bell hooks; Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021. 304 p.
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
MOREIRA, Adilson. (2019). Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen Livros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lilian Maria da Silva Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.