Pesquisando e aprendendo

gráficos e tabelas no 5º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8368

Palavras-chave:

Anos Iniciais;, Estatística;, Gráficos e Tabelas.

Resumo

A Estatística está presente no cotidiano das pessoas, seja na leitura de um quadro, na construção de um argumento a partir de informações contidas em gráficos, ou na coleta de informações em uma pesquisa censitária. Este relato de experiência aborda a construção de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma sequência didática com estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza/CE, durante os meses de março e abril de 2023. Buscou-se desenvolver juntos aos(às) estudantes a coleta, a classificação, a interpretação e a representação de dados em tabelas e gráficos de colunas simples. A vivência proporcionou aos(às) estudantes aprenderem para que serve e como devem ser construídos gráficos de barras e tabelas. Com a pesquisa realizada na própria turma foi possível engajar os(as) estudantes na atividade e assim potencializar o desenvolvimento da sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriel Linhares de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

 

Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professor da Prefeitura de Fortaleza.

 

Eliziane Rocha Castro, Prefeitura de Raposa

 

Doutora e Mestra em Educação. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Designer Educacional, Educação Básica, Supervisão Escolar e Psicologia da Educação. Coordena a Formação Continuada de professores em Raposa/MA.

 

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria de Educação do Ceará

 

Doutor e Mestre em Educação. Especialista em Ensino da Matemática e Física, Educação Matemática e Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia. Professor da rede estadual de ensino do Ceará.

 

Referências

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

SOUSA, G. L. de .; CASTRO, E. R. .; NASCIMENTO, F. J. do . Pesquisando e aprendendo: gráficos e tabelas no 5º ano. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8368. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8368. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade