Pesquisando e aprendendo
gráficos e tabelas no 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8368Palavras-chave:
Anos Iniciais;, Estatística;, Gráficos e Tabelas.Resumo
A Estatística está presente no cotidiano das pessoas, seja na leitura de um quadro, na construção de um argumento a partir de informações contidas em gráficos, ou na coleta de informações em uma pesquisa censitária. Este relato de experiência aborda a construção de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma sequência didática com estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza/CE, durante os meses de março e abril de 2023. Buscou-se desenvolver juntos aos(às) estudantes a coleta, a classificação, a interpretação e a representação de dados em tabelas e gráficos de colunas simples. A vivência proporcionou aos(às) estudantes aprenderem para que serve e como devem ser construídos gráficos de barras e tabelas. Com a pesquisa realizada na própria turma foi possível engajar os(as) estudantes na atividade e assim potencializar o desenvolvimento da sua aprendizagem.
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