A Sombra da Pirâmide:

Um relato Interdisciplinar do Teorema de Tales

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8348

Palavras-chave:

Educação Matemática;, Interdisciplinaridade;, Educação profissionalizante;, Aprendizagem significativa.

Resumo

Este relato descreve como o Projeto Sombra da Pirâmide foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará, com o objetivo de integrar Matemática, História e Artes no processo de ensino a alunos da primeira série do ensino médio. Focado no Teorema de Tales e na semelhança de triângulos, o projeto envolveu a construção de uma pirâmide feita de cubos de gesso, permitindo aos alunos aplicarem conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada. A abordagem interdisciplinar destacou a relevância histórica e cultural da matemática, enquanto o uso de materiais manipuláveis aumentou o engajamento e a compreensão dos estudantes. Apesar dos desafios logísticos, como o tempo necessário para a confecção dos cubos e dificuldades no manuseio dos materiais, o projeto demonstrou a eficácia de métodos de ensino contextualizados, que conectam teoria e prática, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas nos alunos.

Biografia do Autor

Monique Marambaia dos Santos Souza , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação​ em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN). Especialista em Educação a Distância - SENAC, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática - UECE.  Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceara.

Marcelo Bezerra de Morais , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor da Faculdade de Educação (FE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Referências

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

SOUZA , M. M. dos S. .; MORAIS , M. B. de. A Sombra da Pirâmide: : Um relato Interdisciplinar do Teorema de Tales. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8348. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8348. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade