O Pulsar do Currículo no Cotidiano da Educação Infantil:

Entre Práticas e Normativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8344

Palavras-chave:

Currículo;, Educação Infantil;, Práticas;, Formação Docente.

Resumo

Refletir sobre o currículo da e na Educação Infantil, discutindo conceitos como criança e infância se faz imprescindível diante de uma etapa da Educação Básica em construção de sua identidade. O presente estudo, inspirado na obra “O pulsar do cotidiano de uma escola da infância” (2020) de autoria das irmãs Ângeles Abelleira e Isabel Abelleira, tem como objetivo apresentar uma experiência formativa no âmbito da Educação Infantil, proporcionando ainda visibilidade às reflexões de educadores e educadoras que estão cotidianamente com bebês e crianças. O percurso metodológico compreende uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, ancorada na narrativa autobiográfica e na pesquisa-ação. Os resultados indicam que o currículo da e na Educação Infantil constitui a identidade da escola e deve contemplar as experiências e vivências das crianças. Apontam ainda a necessidade de formação contínua dos professores e professoras para que a prática cotidiana não se torne esvaziada de sentido.

Biografia do Autor

Maria Keila de Araújo Carneiro, Prefeitura Municipal de Sobral

Mestre em Educação e Ensino (MAIE/UECE); Especialista em Gestão Educacional (UVA) e em Educação Infantil e Alfabetização (UNINASSAU); Licenciada em Pedagogia (UVA); Professora efetiva do município de Sobral e atualmente Coordenadora Pedagógica do CEI Sérgio Barbosa.

Onária Socorro Barros Leitão, Prefeitura Municipal de Sobral

Especialista em Educação Inclusiva (UFC); Licenciada em Pedagogia (UVA); Professora efetiva do município de Sobral e atualmente Diretora do CEI Sérgio Barbosa.

Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – G TERCOA / CNPq / UFC)

Mestre em Educação (PPGE/UFC); Especialista em Gestão da Educação Pública (UFJF); MBA em Administração Estratégica (Estácio de Sá); Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração (UVA).

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

CARNEIRO, M. K. de A. .; LEITÃO, O. S. B. .; NASCIMENTO, F. C. de A. . O Pulsar do Currículo no Cotidiano da Educação Infantil:: Entre Práticas e Normativas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8344. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8344. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade