O Pulsar do Currículo no Cotidiano da Educação Infantil:
Entre Práticas e Normativas
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8344Palavras-chave:
Currículo;, Educação Infantil;, Práticas;, Formação Docente.Resumo
Refletir sobre o currículo da e na Educação Infantil, discutindo conceitos como criança e infância se faz imprescindível diante de uma etapa da Educação Básica em construção de sua identidade. O presente estudo, inspirado na obra “O pulsar do cotidiano de uma escola da infância” (2020) de autoria das irmãs Ângeles Abelleira e Isabel Abelleira, tem como objetivo apresentar uma experiência formativa no âmbito da Educação Infantil, proporcionando ainda visibilidade às reflexões de educadores e educadoras que estão cotidianamente com bebês e crianças. O percurso metodológico compreende uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, ancorada na narrativa autobiográfica e na pesquisa-ação. Os resultados indicam que o currículo da e na Educação Infantil constitui a identidade da escola e deve contemplar as experiências e vivências das crianças. Apontam ainda a necessidade de formação contínua dos professores e professoras para que a prática cotidiana não se torne esvaziada de sentido.
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