Educação Infantil e Direitos Humanos no Ceará:

(in)visibilidades na produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7911

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação Infantil, Ceará, Criança

Resumo

O estudo apresentado surgiu do desejo de ampliar os conhecimentos sobre o campo dos direitos humanos e educação infantil no Ceará. A abordagem metodológica teve como base o levantamento e análise de produções inspiradas no Estado da Arte. Teve como objetivo identificar como os Direitos Humanos são abordados na educação infantil no estado do Ceará, bem como analisar a produção acadêmica da área, suas características e possíveis lacunas existentes. O estudo qualitativo, de caráter bibliográfico, teve como resultados o predomínio de potencialidades em que os Direitos Humanos podem e devem fazer parte da educação infantil, bem como omissões persistentes no trabalho com as crianças, além da necessidade de ampliação de pesquisas em que as crianças sejam as verdadeiras protagonistas. Contudo, a pesquisa proposta indica caminhos para uma educação em Direitos Humanos na educação infantil, revelando também sua contribuição para o fortalecimento de pesquisas na área.

Biografia do Autor

Cristiane Jurdênia de Farias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE. Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Supervisão Escolar- FSB.  Licenciada em Língua Portuguesa- UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em cursos de licenciatura e Pós-graduação Stricto Sensu. Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE).

Fred André António, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Técnico Médio em Informática de Gestão pelo (IMAG-Uíge). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

Referências

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

FARIAS, C. J. de .; ALMEIDA, S. M. N. de .; ANTÓNIO, F. A. . Educação Infantil e Direitos Humanos no Ceará: : (in)visibilidades na produção científica. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7911. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7911. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade