Sexto Ano Carioca:
uma proposta educacional inovadora nos anos finais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7901Palavras-chave:
Educação, Inovação, Projeto, AprendizagemResumo
O assunto presente nesse relato surgiu durante a escrita da dissertação no curso de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca e retrata a experiência vivida por uma professora dentro de um projeto educacional elaborado e aplicado pela prefeitura do Rio de Janeiro, em turmas de sexto ano. A falta de maturidade na transição de um segmento para o outro, aliado ao baixo desempenho em avaliações, que ocasionaram em altos índices de reprovações, foram os fatores que mobilizaram a criação desse projeto. Fundamenta-se como aporte teórico para essa escrita: Costa (2021), Rosa e Gonçalves (2022), Brito (2016), Koslinski e Carvalho (2015) e Neiva (2020). A metodologia utilizada foi observação participativa, análise dos resultados, numa perspectiva de pesquisa exploratória. Nesse sentido, apresentaremos os resultados alcançados e o modelo de aulas aplicado, concentrado em um único professor, denominado generalista, que tinha como função ensinar e estimular a aprendizagem de várias disciplinas com o objetivo de recuperar o desempenho escolar.
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