Metodologias ativas:

práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Tecnologias na Educação, Processo Ensino-Aprendizagem

Resumo

A pesquisa “metodologias ativas: práticas docentes no ensino médio, no Campus de Belém no Instituto Federal do Pará”, tem como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas, enquanto desafios da prática docente na Educação Profissional e Tecnológica.  A pesquisa empírica será desenvolvida com professores, construída por meio de ferramentas metodológicas como: pesquisa bibliográfica, análise documental, e aplicação do formulário no Google forms, visando compreender a realidade do ensino médio, através da abordagem dos dados coletados, de natureza qualitativa. A síntese dos dados obtidos será dentro de um quadro e, consideramos as práticas docentes do ensino na EPT, na busca de formar sujeito ético, histórico, crítico, reflexivo, humanizado e transformador do espaço onde está inserido. Faremos a interlocução com referenciais teóricos. Como resultado, espera-se refletir sobre metodologias ativas e apresentar para os docentes um guia prático de metodologias ativas em sala de aula, no ensino médio, empregando uma linguagem simples.

Biografia do Autor

Leiliam Farias de Castro Vieira, Instituto Federal do Pará

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Ideal e especialização em Saúde e Ciencia Socio Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Atualmente cursando mestrado em educação profiossional e tecnologica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Carla Garcia Medeiros, Universidade Federal do Pará

Experiência na área de educação básica, almejo desenvolvimento pessoal e profissional, me dedico com excelência em meus projetos e deveres, procuro desenvolver boas e necessárias habilidades.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

FARIAS DE CASTRO VIEIRA, L.; GARCIA MEDEIROS, C. . Metodologias ativas: : práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7900. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade