Aula de inglês antirracista:

uma reflexão sobre as africanidades brasileiras e norte-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7897

Palavras-chave:

Escola pública, Língua inglesa, Anti-Racismo

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo principal descrever uma proposta de sequência didática (SD) de Ensino de Língua Inglesa que destacou as africanidades norte-americanas e brasileiras. Ela foi aplicada em uma escola pública municipal da rede de ensino de Fortaleza. Para destacar a relevância desse trabalho, entendemos que apesar do ensino da língua inglesa ser obrigatório, conforme legislação, no Brasil, ainda continua sendo um privilégio. Entendemos que trazer essa discussão é fundamental, principalmente para um país multiétnico como o nosso país, dentro desse contexto, buscamos assim o diálogo com outras manifestações culturais como: hip-hop, capoeira, samba de roda etc. Como resultados iniciais, foi possível percebermos uma abertura de diálogo sobre o ensino de línguas estrangeiras e sua relação com as produções étnicas minoritárias nos EUA e no Brasil.

Biografia do Autor

Clauber Nascimento de Sousa, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

José Olímpio Ferreira Neto, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestre em Ensino e Formação Docente - Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino e Formação Docente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

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Publicado

14/11/2023

Como Citar

NASCIMENTO DE SOUSA, C.; OLÍMPIO FERREIRA NETO, J. Aula de inglês antirracista: : uma reflexão sobre as africanidades brasileiras e norte-americanas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7897. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7897. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade