A experiência do projeto escolar sobre aspectos culturais de Jucás-CE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7885Palavras-chave:
Cultura, Identidade, PertencimentoResumo
Aspectos culturais e tradicionais de Jucás-CE é o tema central dessa pesquisa. O estudo relata a experiência de um projeto escolar voltado para a valorização das raízes culturais e sua relevância para a constituição identitária da população jucaense. Seu objetivo principal é compreender a importância da cultura para a afirmação identitária desse povo. Tendo como objetivos específicos, refletir sobre a cultura popular e a constituição identitária das pessoas; mapear as principais manifestações culturais de Jucás; cultivar o sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive; e proporcionar um espaço de visibilidade para as pessoas que colaboram para a sustentação dessas tradições. Cascudo (1967) e Lobato (2019) embasaram o referencial teórico. O percurso metodológico é fundamentado na abordagem qualitativa, com instrumentalização de pesquisa de campo, entrevistas, análises bibliográficas e documentais. Como resultados, percebemos que conhecer a cultura do lugar contribui de forma essencial na construção da identidade de um povo.
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