Contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial de docentes de Biologia

o portfólio como possibilidade reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7574

Palavras-chave:

Formação inicial docente; PIBID; Portfolio Reflexivo

Resumo

Objetivo. O trabalho buscou analisar as contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial docente a partir dos registros de portfólios de bolsistas de Biologia da edição 2020-2022.

Método. De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se portfólios produzidos pelos bolsistas do PIBID Biologia.

Resultados. Os resultados revelam que a construção de portfólios é, em grande parte, aliada a processos auto avaliativos, momentos de reflexão, uma vez que os licenciandos passam a analisar as próprias ações, as atividades realizadas e suas maneiras de aprender.

Conclusão. Conclui-se que o portfólio no Subprojeto PIBID UNILAB Biologia atendeu ao que se propôs, ou seja, possibilitou a reflexão dos participantes ao analisarem as atividades executadas no âmbito escolar, conferindo uma perspectiva avaliativa da iniciação à docência e da formação inicial, permitindo novas possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem, contribuindo para que bolsistas sejam pesquisadores de suas práticas educativas.

Implicações. O estudo aponta que o portfólio pode ser uma estratégia formativa e avaliativa para os cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Marina de Oliveira Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publicado

22/11/2023

Como Citar

SIMÃO MARTINS, E.; DE OLIVEIRA MORAIS, M. Contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial de docentes de Biologia: o portfólio como possibilidade reflexiva. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7574. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7574. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa Empírica