Plataforma digital para promoção da cultura científica: a visão dos professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7366

Palavras-chave:

Museu de Ciências; Educação não formal; Práticas educativas; Espaços científico-culturais.

Resumo

A promoção da cultura científica pode ser concretizada através dos museus de Ciências, instituições que atuam em prol da divulgação de informações científicas. Este trabalho teve como objetivo identificar as potencialidades educativas de uma plataforma colaborativa voltada para difusão científica, cultural e tecnológica da região do ABC, ademais, buscava-se o desenvolvimento de um espaço virtual colaborativo em que fosse possível a avaliação desses espaços e disponibilização de atividades a serem desenvolvidas por docentes em visitas com suas turmas. As etapas de desenvolvimento envolveu o levantamento dos espaços científicos e culturais da região, desenvolvimento da versão inicial da plataforma e avaliação da potencialidade da iniciativa por professores da educação básica. As principais características apontadas pelos participantes foram: acesso a atividades já desenvolvidas por outros professores, disponibilização das características educativas de cada instituição e a possibilidade de avaliação do apoio oferecido pelos espaços.

Palavras-chaves: Museu de Ciências; Educação não formal; Práticas educativas; Espaços científico-culturais.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Universidade Federal do ABC

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do ABC. 

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Publicado

18/11/2022

Como Citar

CERQUEIRA, B. R. S. de . Plataforma digital para promoção da cultura científica: a visão dos professores da educação básica. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7366. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7366. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência