Trajetórias de duas professoras pedagogas: Formação e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7363Palavras-chave:
Biografia de professoras, Formação docente, Prática docenteResumo
O presente artigo tem como objetivo conhecer a trajetória de duas professoras pedagogas da educação básica de Fortaleza, com ênfase na formação e percepção sobre a prática docente. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho biográfico, e foi desenvolvido durante a disciplina “História e Geografia I - Educação infantil e anos iniciais”, do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ministrada pela Professora Doutora Lia Machado Fiuza Fialho. A metodologia utilizada para a coleta dos dados consistiu em entrevistas individuais, semiestruturadas, por meio do Google Meet e WhatsApp. As análises apontam as principais características das referidas trajetórias e percepções desses sujeitos, atentando para o contexto recente em que se situam, e revelam que ambas possuem memórias significativas do período da escola. A pesquisa permitiu conhecer essas docentes anônimas que contribuíram na formação de seus alunos e, consequentemente, na história da educação no Ceará, resistindo a um modelo educacional tradicional.
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 dez. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm. Acesso em: 14 set. 2022.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em 14 set. 2022.
BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2013. – (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos/Coordenação Selma Garrido Pimenta).
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2015.
GOMES, V. F.; Entrevista I [jun. 2022]. Entrevistador: Valney da Silva Delmiro. Fortaleza, 2022.
GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide, Portugal: McGraw-Hill, 1998.
LOPES, R. M.; Entrevista II [jun. 2022]. Entrevistadora: Talita Moreira do Nascimento. Fortaleza, 2022.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.
NUNES, C. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In: BARBOSA, Raquel L. Leite (Org.) Formação de professores: desafios e perspectiva. São Paulo: Editora UNESP: 2003, p. 131 - 145.
SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicol. estud. v. 10 n. Maringá jan/abr. 2005.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valney da Silva Delmiro, Talita Moreira do Nascimento, Tássia Fernandes Ferreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.