Trajetórias de duas professoras pedagogas: Formação e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7363

Palavras-chave:

Biografia de professoras, Formação docente, Prática docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo conhecer a trajetória de duas professoras pedagogas da educação básica de Fortaleza, com ênfase na formação e percepção sobre a prática docente. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho biográfico, e foi desenvolvido durante a disciplina “História e Geografia I - Educação infantil e anos iniciais”, do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ministrada pela Professora Doutora Lia Machado Fiuza Fialho. A metodologia utilizada para a coleta dos dados consistiu em entrevistas individuais, semiestruturadas, por meio do Google Meet e WhatsApp. As análises apontam as principais características das referidas trajetórias e percepções desses sujeitos, atentando para o contexto recente em que se situam, e revelam que ambas possuem memórias significativas do período da escola. A pesquisa permitiu conhecer essas docentes anônimas que contribuíram na formação de seus alunos e, consequentemente, na história da educação no Ceará, resistindo a um modelo educacional tradicional.

Biografia do Autor

Valney da Silva Delmiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Talita Moreira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tássia Fernandes Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação (UECE); Mestra em Educação Brasileira (UFC); Especialista em Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais (UNINTER); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA); Pedagoga (UFC); Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE).

Referências

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

DELMIRO, V. da S. .; NASCIMENTO, T. M. do .; FERREIRA, T. F. . Trajetórias de duas professoras pedagogas: Formação e prática docente. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7363. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7363. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos