Projeto “Fazendo Arte”: histórias de vida tecidas em retalhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7362

Palavras-chave:

Arte-Educação, Colcha de Retalhos, Histórias de Vida.

Resumo

O trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência de produção de uma Colcha de Retalhos, desenvolvida na disciplina de Arte-Educação, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. A atividade apresentou como proposta tecer as histórias de vida dos discentes em pedaços de retalhos, depois transformados numa colcha de retalhos. A escolha pela produção de uma colcha de retalhos se deu a partir da inspiração nos estudos realizados pela Professora Margaréte May Berkenbrock-Rosito, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Cidade São Paulo (UNICID). As histórias de vida tecidas em retalhos, se revestem em convite para a imersão no imaginário, na criatividade e no resgate das memórias afetivas. As histórias de vida tecidas em retalhos e transformadas em uma colcha de retalhos propiciou aos estudantes uma experiência de olhar para si e olhar para o outro, num exercício de complementaridade.

Biografia do Autor

Genira Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará, Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (1995). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (EDUCAS) e Professora Substituta do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

BARROS, Manuel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record; 1996.

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Retalhos Imaginativos: a dimensão estética nos processos formativos autobiográficos. Cadernos de Educação/Faculdade de Educação/PPGE/Universidade Federal de Pelotas, nº.48, maio/agosto: 2014.

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação. Revista Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 487-500, set./dez. 2009.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. 2. ed. Curitiba: Crias, 2003.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que Arte-Educação? 22ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico para professores. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. de . Projeto “Fazendo Arte”: histórias de vida tecidas em retalhos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7362. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7362. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos