Projeto “Fazendo Arte”: histórias de vida tecidas em retalhos
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7362Palavras-chave:
Arte-Educação, Colcha de Retalhos, Histórias de Vida.Resumo
O trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência de produção de uma Colcha de Retalhos, desenvolvida na disciplina de Arte-Educação, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. A atividade apresentou como proposta tecer as histórias de vida dos discentes em pedaços de retalhos, depois transformados numa colcha de retalhos. A escolha pela produção de uma colcha de retalhos se deu a partir da inspiração nos estudos realizados pela Professora Margaréte May Berkenbrock-Rosito, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Cidade São Paulo (UNICID). As histórias de vida tecidas em retalhos, se revestem em convite para a imersão no imaginário, na criatividade e no resgate das memórias afetivas. As histórias de vida tecidas em retalhos e transformadas em uma colcha de retalhos propiciou aos estudantes uma experiência de olhar para si e olhar para o outro, num exercício de complementaridade.
Referências
BARROS, Manuel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record; 1996.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Retalhos Imaginativos: a dimensão estética nos processos formativos autobiográficos. Cadernos de Educação/Faculdade de Educação/PPGE/Universidade Federal de Pelotas, nº.48, maio/agosto: 2014.
BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação. Revista Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 487-500, set./dez. 2009.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. 2. ed. Curitiba: Crias, 2003.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que Arte-Educação? 22ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico para professores. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Genira Fonseca de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.