Letramento literário: evidências de contribuições do programa de aprendizagem na idade certa- Maispaic
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7360Palavras-chave:
Literatura Infantil, Letramento Literário, Leitura, Programa de Aprendizagem na Idade Certa.Resumo
O estudo objetivou discutir o letramento literário e mapear o acervo da coleção literária Prosa e Poesia do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – Mais PAIC, refletindo sobre suas contribuições para o fortalecimento da cultura literária na infância. Como referencial teórico, ancorou-se em Freire (1989), Soares (2003) e Barthes (1979) para dialogar sobre leitura e letramento literário. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa do tipo descritiva, de caráter bibliográfico. O estudo revelou que o Programa MAIS PAIC tem se constituído um importante dispositivo de transformação e de implementação da cultura de letramento literário através das inúmeras ações do eixo de Literatura e Formação do Leitor, dentre elas, a Coleção Prosa e Poesia que ao longo da última década lançou 175 autores cearenses, publicou 213 obras destinadas às crianças entre 4 e 10 anos das escolas públicas e distribuiu exemplares em todo território cearense.
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