Educação A Distância e as Demandas do Novo mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7356

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Remoto, Ensino Superior.

Resumo

A pesquisa objetiva discutir acerca do processo de constituição da Diretoria de Educação a Distância (DEAD) em uma instituição de ensino superior. Para isso, apresenta-se a história de desenvolvimento da diretoria na instituição, assim como reflexões aos marcos legais da modalidade de ensino. Para construção dos dados são realizadas leituras aos documentos normativos que regem as políticas de ensino da diretoria, como o Manual do Estagiário. Além de materiais midiáticos de apresentação institucional do programa. São realizados diálogos com Silva (2012), Medeiros (2021) e Oliveira (2021) que discutem a educação a distância em diferentes contextos históricos e suas implicações durante a acentuação da oferta da modalidade. Conclui-se que, é de suma importância que o profissional da educação esteja ciente das novas demandas do futuro que adentram as escolas, sendo um dever do Estado proporcionar formação e capacitação aos seus profissionais atuantes da nova geração.

Biografia do Autor

Heryson Raisthen Viana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Membro do Projeto de Extensão universitária CINESOFIA (FAFIC/UERN).

Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia (UERN); Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/SESu/MEC); Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPp); Projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação (EIVE).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor ADJUNTO IV da Faculdade de Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/ CNPq). Tutor do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia (PET Pedagogia/SESu/MEC).

Referências

ARAÚJO, L. F. F.; PROGETTI, C. B.; SANTOS, R. A. dos. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 334992, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.4992. Disponível em:

https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992. Acesso em: 9 de set. 2022.

BARBOSA, R. de F.; PAULA, Y. A. de .; SANTOS, T. C. dos . Ensino remoto emergencial: desafios e estratégias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–22, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36896. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36896. Acesso em: 10 de set. 2022.

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf>. Acesso em: 2 de set. 2022.

BOUSSO, Regina Szylit. et al. Estágio curricular em enfermagem: transição de Identidades. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/Yfy59mX5W9VTt6FtpNJrhHh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 de set. 2022.

BRANDÃO, Marco. Dimensões da inclusão digital. São Paulo: All Print Editora, 2010.

DEAD/UERN. Diretoria de Educação a Distância. Manual do Estagiário. Readymag.com. Disponível em: https://readymag.com/u15477196/manualdoestagiario/. Acesso em: 10 de set. 2022.

DEAD/UERN.Diretoria de Educação a Distância. www.dead.uern.br. 2022. Disponível em: https://dead.uern.br/moodle2/login/index.php. Acesso em: 10 de set. 2022.

DEAD/UERN. Vídeo de apresentação - o que é a DEaD? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FTW-Gn2kWdQ Acesso em: 2 de set. 2022.

MEDEIROS, J. C. Possibilidades da educação em tempos de Covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335198, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5198. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198. Acesso em: 9 set. 2022.

OLIVEIRA, V. Dificuldades do ensino remoto para alunos do distrito federal: um estudo de caso. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 7, n. 21, p. 156, dez. 2021. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/447>. Acesso em: 13 de ago. 2022.

PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SILVA, M. M. O significado da EaD para os docentes da Faculdade de Educação UERN.2012. 59 p. Trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mossoró-RN. 2012.

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Programa Geral do Componente Curricular-PGCC 1: Estágio Supervisionado Obrigatório III. Departamento de Educação-DE. Faculdade de Educação-FE. 2021. Disponível em: Acesso em: 2 de set. 2022.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

ALVES, H. R. V. .; SILVA, F. S. M. da .; SANTOS, J. M. C. T. . Educação A Distância e as Demandas do Novo mundo. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7356. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7356. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos