Alusão ao folclore brasileiro somente no mês de agosto apresentado unicamente por lendas no âmbito escolar na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7351Palavras-chave:
Cultura popular, Folclore, Escola, Educação Infantil.Resumo
O objetivo deste artigo busca analisar uma postura pedagógica da escola que realiza alusão ao folclore por meio exclusivo das lendas na Educação Infantil. A metodologia utilizada nesse estudo será bibliográfica e qualitativa, a fim de responder o por que da escola usar somente lendas para comemorar o folclore. O folclore brasileiro é tão rico e oferece um vasto repertório para explorar, apresentar e desenvolver a criança, sem precisar se aprisionar a somente um elemento cultural. Como resultado consideramos que é necessário fazer a inclusão do folclore de forma efetiva e completa no âmbito escolar, assim a criança conhece e valoriza o folclore brasileiro desde bem pequena.
Referências
BASTIDE, Roger. As "trocinhas" do Bom Retiro (prefácio). In: FERNANDES, F. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo Petrópolis: Vozes, 1979.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil Acesso em: 13 de setembro de 2022.
____. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm Acesso em: 13 de setembro de 2022.
____. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 13 de setembro de 2022.
CASCUDO, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11. ed. São Paulo: Global, 2002.
CAMINADA, E. História da dança: evolução cultural. Rio de janeiro: Sprint, p. 486. 1999.
DAHLBERG, G., MOSS, P., PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIEIRA, M. de S. A importância do conhecimento da cultura popular na Educação Física. Revista da FARN, Natal, v. 10, n. 1/2, p. 13-33, jan./dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nildiene de Carvalho Pontes, Francisco Jacinto Oliveira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.