Alusão ao folclore brasileiro somente no mês de agosto apresentado unicamente por lendas no âmbito escolar na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7351

Palavras-chave:

Cultura popular, Folclore, Escola, Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo busca analisar uma postura pedagógica da escola que realiza alusão ao folclore por meio exclusivo das lendas na Educação Infantil. A metodologia utilizada nesse estudo será  bibliográfica e qualitativa, a fim de responder o por que da escola usar somente lendas para comemorar o folclore. O folclore brasileiro é tão rico e oferece um vasto repertório para explorar, apresentar e desenvolver a criança, sem precisar se aprisionar a somente um elemento cultural. Como resultado consideramos que é necessário fazer a inclusão do folclore de forma efetiva e completa no âmbito escolar, assim a criança conhece e valoriza  o folclore brasileiro desde bem pequena.

Biografia do Autor

Nildiene de Carvalho Pontes, Prefeitura Municipal de Caucaia-CE

Professora de Ensino Básico/Educação Infantil do Município de Caucaia-CE. Integrante do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas-CE.

Francisco Jacinto Oliveira da Silva, Governo do Estado do Ceará

Graduado em Licenciatura em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)-CE. Integrante do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas-CE.

Referências

BASTIDE, Roger. As "trocinhas" do Bom Retiro (prefácio). In: FERNANDES, F. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo Petrópolis: Vozes, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil Acesso em: 13 de setembro de 2022.

____. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm Acesso em: 13 de setembro de 2022.

____. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 13 de setembro de 2022.

CASCUDO, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11. ed. São Paulo: Global, 2002.

CAMINADA, E. História da dança: evolução cultural. Rio de janeiro: Sprint, p. 486. 1999.

DAHLBERG, G., MOSS, P., PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIEIRA, M. de S. A importância do conhecimento da cultura popular na Educação Física. Revista da FARN, Natal, v. 10, n. 1/2, p. 13-33, jan./dez. 2011.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

PONTES, N. de C. .; SILVA, F. J. O. da . Alusão ao folclore brasileiro somente no mês de agosto apresentado unicamente por lendas no âmbito escolar na educação infantil. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7351. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7351. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos