A (des)construção da didática: relatos de docentes no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7350

Palavras-chave:

Ensino remoto, Didática, Relação professor-aluno.

Resumo

A didática docente é o movimento pelo qual protagonizam-se as ações de ensinar e aprender, em qualquer modalidade de ensino. O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as adaptações pelas quais os processos didáticos passaram para atender ao formato de ensino remoto, devido a pandemia da Covid-19. A pesquisa possui abordagem qualitativa, ao contar com narrativas de professores da rede de ensino básico da cidade de Mossoró-RN. O diálogo entre a didática e a relação professor-aluno aqui abordado, fundamenta-se nos estudos de Libâneo (2001), Robson; Inforsato (2011), Coll; Monereo (2010), Bacich; Moran (2018) e Hoffman (1994). A didática é passível de mudanças e, portanto, deve ser construída de modo que impacte os processos educativos de ensinar e de aprender necessários à sociedade.

Biografia do Autor

Fernanda Larissa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Pedagogia.

Luana Victória da Costa Cabral, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Pedagogia.

Míria Helen Ferreira de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora da Faculdade de Educação/ UERN, ministrando disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado.

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

FERNANDES, F. L. .; CABRAL, L. V. da C. .; SOUZA, M. H. F. de . A (des)construção da didática: relatos de docentes no ensino remoto. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7350. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7350. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos