Leilany Magda Couto Pinto: Memórias Biográficas do Percurso Formativo e Profissional de uma Pedagoga em Fortaleza - Ceará. (1986-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7349

Palavras-chave:

Nova História Cultural, Estudo Biográfico, Biografia de Educadoras, Educação de Mulheres, História da Educação do Ceará.

Resumo

O presente trabalho é um estudo biográfico sobre a professora Leilany Madga Couto Pinto, sua trajetória educacional e profissional, perpassando percurso de vida, formação humana, discente e docente, e experiências em várias instituições de ensino, até a atualidade, onde atua em uma escola da rede privada de Fortaleza, no Ceará. O referencial teórico se norteia nos preceitos da Nova História Cultural (HUNT, 1989). A pesquisa é do tipo biográfica, ancorada na micro-história (DOSSE, 2015) e abordagem qualitativa (FLICK, 2009). Foi realizada por meio de entrevista, transcrita e textualizada, utilizando a metodologia da história oral (ALBERTI, 2004). O trabalho objetiva compreender etapas e contextos aplicados na conjuntura educacional da rede de educação cearense, em diferentes épocas e formas de organização, no recorte temporal proposto, entrecruzando as vivências de uma professora da rede privada de ensino com a história da educação da cidade de Fortaleza. Os resultados obtidos apontam que a professora, mesmo aposentada, segue atuando na docência.

Biografia do Autor

Ana Luiza Galeno dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do 7º semestre na Universidade Estadual do Ceará.

Ana Carolina Braga de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO - UECE). Professora efetiva da rede estadual de Educação do Ceará (SEDUC - CE).

Lia Machado Fiúza Fialho , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. (UFC). Líder do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO - UECE). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ALBERTI, V. Manual de História Oral. Rio de Janeiro, FGV, 2004.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: Temp132 (camara.leg.br) . Acesso em: 19 set. 2022.

CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. DA S. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Scientiarum Education, v. 43, n. 1, p. e55406, 29 nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55406.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução Gilson. César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

FARIAS, Airton de. História do Ceará. 7º edição. rev. e ampl. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2015.

FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 63, p. 207-222, 29 set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRAGA JUNIOR, Victor Ricardo De Sousa; MONTE, Raylane Sales; BRANDENBURG, Cristine. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; NASCIMENTO, Lorena Brenda Santos memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; COSTA, Maria Aparecida Alves da; LEITE, Hugo de Oliveira. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13775. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 16 dez. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; HERNÁNDEZ DÍAZ, José María; FREIRE, Vitória Cherida Costa. História da Educação na biografia da transexual José Honorato Batista Neta. Foro de Educación, v. 19, n. 2, p. 289-293, dez. 2021. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/796. Acesso em: 16 dez. 2021.

FLICK.U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. São Paulo: Artmed, 2009.

HAHNER. June E. Escolas mistas, escolas normais: a coesão e a feminização do magistério no século XIX. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 336, maio-agosto/2011.

HUNT, LYNN. A Nova História Cultural. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: editora Martins Fontes, 1989.

LE GOFF, J. A História nova. In: NOVAIS, F; SILVA, R.F. da (org). Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. (original: 1978).

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197. Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 28 abr. 2021.

OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4912. Acesso em: 16 dez. 2021.

OLIVEIRA, Jacqueline Holanda Tomaz de. História da Educação no Ceará: A reforma de 1922 e o escolanovismo. Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, 2013. Acesso em: 19 set. 2022. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8039_6411.pdf

PEREIRA, A. S. M.; SOUSA, A. C. B. de.; FIALHO, L. M. F. Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386–1403, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15288. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288. Acesso em: 16 dez. 2021.

PINTO, LEYLANE MAGDA COUTO. Entrevista concedida à pesquisadora. Dia 23 de maio de 2022.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

XAVIER, Antônio Roberto; FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs). História, Memória e Educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

SANTOS, A. L. G. dos .; SOUSA, A. C. B. de .; FIALHO , L. M. F. . Leilany Magda Couto Pinto: Memórias Biográficas do Percurso Formativo e Profissional de uma Pedagoga em Fortaleza - Ceará. (1986-2016). Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7349. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7349. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos