A PRÁTICA DA IMPRESSÃO EM TEMPOS DE MEMORANDO ELETRÔNICO

Estudo de caso na Universidade Federal de Roraima

Autores

  • Adayanne Tobias da Silva Universidade Federal de Roraima
  • José Alailson Sousa Pinho Universidade Federal de Roraima
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Administração Pública, Comunicação. Novas Tecnologias. Serviços Públicos. Mau Uso. Sintomas.

Resumo

A comunicação eletrônica como uma alternativa visando a otimização da comunicação entre os setores foi implantada na Universidade Federal de Roraima (UFRR) através do Sistema Integrado de Gestão (SIG) em 2012. Entretanto, muitos setores continuam com a prática de imprimir os memorandos, mesmo àqueles gerados eletronicamente. Neste sentido, o objetivo deste artigo buscou identificar o perfil dos servidores que ainda continuam com a prática da impressão em papel e os obstáculos para adesão da comunicação eletrônica. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de cunho qualitativo e de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado, contendo 07 perguntas, aplicado aos servidores, estagiários/bolsistas lotados em 12 setores administrativos da UFRR. Os resultados mostraram que a faixa etária que mais tem prática de impressão, é de 18 à 25 anos.  Evidenciando que a UFRR é uma comunidade acadêmica no século XXI com hábitos e práticas do século XIX. Ou seja, ainda se utiliza de forma elevada a prática da impressão de memorandos, ainda que eletrônicos.

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Publicado

27/06/2023

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)