As transformações culturais na paisagem de Olinda:
Apropriações estudantis da cidade no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i02.8316Palavras-chave:
Academia de Direito. Mosteiro de São Bento. Estudantes. Paisagem. Olinda.Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as transformações culturais na paisagem dominante de Olinda/PE nas primeiras duas décadas do século XIX, buscando verificar como os membros da Academia de Direito fizeram diferentes intervenções nos espaços internos e externos do Mosteiro de São Bento. Esse prédio juntamente com um vasto complexo arquitetônico faz parte do Sítio Histórico tombado como Monumento Nacional em 1980. Apesar da carga simbólica que eles possuem atualmente, no passado que esse espaço possuía “usos” de moradia dos padres e estudantes e de expressivas lutas políticas. Com isso, esperamos contribuir com a discussão das paisagens dominantes, pensando as diferentes intervenções humanas que controlam e remodelam o espaço geográfico, partindo das fontes literárias e das Atas da Congregação de Lentes da Academia de Direito (1828-1832), disponíveis digitalmente no Arquivo CCJ (Curso de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco).
Referências
BEVILAQUA, Clovis. História da Faculdade de Direito do Recife. 2ª ed. Brasília: INL, Conselho Federal de Cultura, 1977.
CÓPIA de uma parte da ata da Congregação dos Lentes da Academia de Direito. Olinda, 25 de maio de 1831. [Datilografado]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hFCwOQURXL12RDcVIE-BF145xyz6Dfvk/view. Acesso em abril/2020.
COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs). Geografia cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. pp. 219-237.
CHARTIER, Roger. Introdução: Por uma sociologia das práticas culturais. In: ______. A história cultural: entre práticas e representações. 2ª ed. Trad. Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1988. pp. 13-28.
FREYRE, Gilberto. Olinda, 2º guia prático, histórico e sentimental de cidade brasileira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1944.
LOUREIRO, Juliana Coelho. Quintais de Olinda – uma leitura indiciária sobre sua gênese. Anais do Museu Paulista. Vol. 20, n. 1. São Paulo: jan.-jun. 2012. pp. 231-281.
PEIXOTO, Fernanda. A cidade e seus duplos: os guias de Gilberto Freyre. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 1. São Paulo, junho/2005. pp. 159-173.
PEREIRA, Nilo. A Faculdade de Direito do Recife: ensaio biográfico (1927-1977). Recife: Editora Universitária (UFPE), 1977.
VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Os agentes modeladores das cidades brasileiras no período colonial. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 247-273.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Textos e Debates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


