Conselhos de alimentação escolar:

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i02.8256

Palavras-chave:

Conselho de Alimentação Escolar, PNAE, Alimentação Escolar

Resumo

Este trabalho analisa a importância dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) na implementação e fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando suas funções, desafios e estratégias de atuação. Utilizando uma metodologia de revisão sistemática de literatura (RSL) narrativa e qualitativa, foram coletadas e analisadas informações de bases dados confiáveis como Oasis, Periódicos Capes, Estudos Sociedade e Agricultura, e SciELO, filtradas por palavras-chave específicas em artigos, teses e dissertações publicados nos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os CAEs desempenham um papel crucial na garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, promovendo a qualidade dos alimentos e a eficiência na utilização dos recursos do PNAE. Durante a pandemia de COVID-19, a atuação dos CAEs foi essencial para a adaptação e continuidade do programa. A pesquisa também evidencia a importância da capacitação contínua dos conselheiros, do uso de tecnologias para monitoramento e da integração do PNAE com a agricultura familiar. Conclui-se que os CAEs são fundamentais para o sucesso do PNAE, sendo necessário aprimorar as práticas de capacitação e promover a participação comunitária para enfrentar os desafios existentes e fortalecer a eficácia do programa.

Biografia do Autor

Mayara Mélo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Ciências Sociais pela UFCG. Graduada em Licenciatura em Sociologia UEPB

Valdênio Freitas Meneses, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Professor da UFCG (UACTA - Campus Pombal-PB)

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Publicado

10/12/2024

Como Citar

MÉLO, M.; FREITAS MENESES, V. Conselhos de alimentação escolar:: uma revisão da literatura. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 02, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i02.8256. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/e8256. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações