EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: RELAÇÕES COM A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, A FINANCEIRIZAÇÃO ECONÔMICA E O NEOLIBERALISMO

Autores

  • EDISON RIUITIRO OYAMA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i13.886

Resumo

Nosso objetivo com o presente artigo foi tratar da educação escolar no Brasil e suas relações, determinações e implicações com três elementos combinados e interdependentes e ao mesmo tempo distintos em suas formas de manifestação: a reestruturação produtiva, a “financeirização” econômica e o neoliberalismo. Nesse sentido, identificamos que tanto sob os auspícios quanto à férrea necessidade de sobrevivência do capital, a educação escolar sofre graves conseqüências, tais como a implantação de uma política minimalista e focalizada; a tendência geral à mercantilização; a regressão progressiva das verbas destinadas à educação pública; a exacerbação tanto do seu caráter excludente e seletivo quanto da sua manipulação em prol do controle social e de manutenção do status quo..

Downloads

Publicado

30/07/2012

Como Citar

OYAMA, E. R. EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: RELAÇÕES COM A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, A FINANCEIRIZAÇÃO ECONÔMICA E O NEOLIBERALISMO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 13, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i13.886. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/886. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações