EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: RELAÇÕES COM A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, A FINANCEIRIZAÇÃO ECONÔMICA E O NEOLIBERALISMO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i13.886Resumo
Nosso objetivo com o presente artigo foi tratar da educação escolar no Brasil e suas relações, determinações e implicações com três elementos combinados e interdependentes e ao mesmo tempo distintos em suas formas de manifestação: a reestruturação produtiva, a “financeirização” econômica e o neoliberalismo. Nesse sentido, identificamos que tanto sob os auspícios quanto à férrea necessidade de sobrevivência do capital, a educação escolar sofre graves conseqüências, tais como a implantação de uma política minimalista e focalizada; a tendência geral à mercantilização; a regressão progressiva das verbas destinadas à educação pública; a exacerbação tanto do seu caráter excludente e seletivo quanto da sua manipulação em prol do controle social e de manutenção do status quo..Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.