UMA MANIFESTAÇAO CULTURAL EM SANTARÉM 3 DO PARÁ SAIRÉ: rito, festa e poder – 1996 a 2004
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i13.885Resumo
O propósito do texto é apresentar a trajetória que os moradores da vila de Alter do Chão, em Santarém do Pará, efetuaram para reorganizar uma prática cultural proibida durante 30 anos e como a memória foi utilizada para reconstruí-la, configurando- se em instrumento de poder. O Sairé marca a identidade desses moradores que compartilham tradições construídas e socializadas através da oralidade e se materializa na ladainha, nos mastros, na procissão, nos símbolos e nas danças. Utilizando a História Oral pretende-se refletir as narrativas desses comunitários num momento de mudanças no Sairé, período de 1996 a 2004, quando se afloram de modo significativo suas percepções sobre cultura, lembrança, tradição e poderDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.