A música como ferramenta para o conhecimento histórico dos temas sensíveis
a ditadura militar brasileira e a presença de um trauma coletivo
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8498Keywords:
História e música, ditadura militar brasileira, História do Tempo PresenteAbstract
O presente artigo propõe discutir as possibilidades de uso da música como documento histórico para o trato com temas sensíveis, como a ditadura militar brasileira. Por meio de uma análise cuidadosa de músicas produzidas ao longo da ditadura militar, pensamos ser possível tratar da presença de um trauma coletivo em nosso tempo ao passo em que redescobrimos um passado que, por vezes, é tratado como encerrado. Acreditamos que o uso das músicas como documento histórico é uma profícua forma de pluralizar a produção do conhecimento histórico em sala de aula. Além disso, é possível conhecermos os meandros de um dos processos históricos mais traumáticos de nossa contemporaneidade.
References
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença na história. In: FERREIRA, Marieta de M., AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p. 219-231.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo (Rio de Janeiro), vol. 12, n. 23, p. 100-122, 2007.
DOSSE, François. História do tempo presente e historiografia. Revista Tempo e Argumento (Florianópolis), v. 4, n. 1, p. 05–22, 2012.
FICO, Carlos. História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. Varia História (Belo Horizonte), vol. 28, n. 47, p. 43-59, jan./jun. 2012.
FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História (São Paulo), vol. 24, n. 47, p. 29-60, 2004.
FLÉCHET, Anaïs; DINIZ, Sheyla Castro. O mundo musical de Gilberto Gil. Música Popular em Revista (Campinas), v. 5, n. 2, p. 155–175, 2018.
FRANK, Robert. Questões para as fontes do tempo presente? In: CHAUVEAU, Philippe; TETARD, Agnes (Orgs.). Questões para a história do presente. Bauru: Edusc, 1999, p.
FURTADO, Celso. Análise do "Modelo" Brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2021.
NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: PINSKY, Carla S. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2008, p. 235-290.
NAPOLITANO, Marcos. História & música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Juventude e contracultura. São Paulo: Editora Contexto, 2024.
PEIXOTO, Luiz F. de L.; SEBADELHE, Zé O. 1976: Movimento Black Rio. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2016.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando Ensino de história passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje (São Paulo), vol. 07 n. 13, p. 14-33, jan./jun, 2018.
PROST, Antoine. Doze lições sobre história. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.
TEIXEIRA DA SILVA, Francisco C.; SCHURSTER, Karl. Esquecimento, revisionismo e negacionismo: o assassinato da história. In: SCHURSTER, K.; GHERMAN, Michel; FERREIRO-VÁZQUEZ, Óscar (Orgs.). Negacionismo: a construção social do fascismo no tempo presente. Recife: EdUPE, 2022, p. 33-64.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Textos e Debates

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.



