A música como ferramenta para o conhecimento histórico dos temas sensíveis

a ditadura militar brasileira e a presença de um trauma coletivo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8498

Keywords:

História e música, ditadura militar brasileira, História do Tempo Presente

Abstract

O presente artigo propõe discutir as possibilidades de uso da música como documento histórico para o trato com temas sensíveis, como a ditadura militar brasileira. Por meio de uma análise cuidadosa de músicas produzidas ao longo da ditadura militar, pensamos ser possível tratar da presença de um trauma coletivo em nosso tempo ao passo em que redescobrimos um passado que, por vezes, é tratado como encerrado. Acreditamos que o uso das músicas como documento histórico é uma profícua forma de pluralizar a produção do conhecimento histórico em sala de aula. Além disso, é possível conhecermos os meandros de um dos processos históricos mais traumáticos de nossa contemporaneidade.

Author Biography

Pedro Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em História. Professor de História Moderna e Contemporânea do Colegiado de História da Universidade Federal do Vale do São Francisco

 

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Published

28/06/2025

How to Cite

CARVALHO, P. A música como ferramenta para o conhecimento histórico dos temas sensíveis: a ditadura militar brasileira e a presença de um trauma coletivo. Textos e Debates, [S. l.], v. 31, n. 01, p. e8498, 2025. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v31i01.8498. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8498. Acesso em: 5 dec. 2025.